O governador Ibaneis Rocha (MDB) realizou, na manhã desta quinta-feira (30/10), visita técnica às obras do Autódromo de Brasília.
A reabertura do local está programada para 30 de novembro com uma corrida da última etapa da Stock Car Brasil, com entrada gratuita e shows no estilo trio elétrico para relembrar a Micarê Candanga. O cantor baiano Bell Marques é uma das atrações confirmadas.
Os ingressos serão distribuídos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em formato a ser definido em parceria com o Banco de Brasília (BRB).
“Queremos transformar isso em um grande espaço para a população do Distrito Federal. Tanto para fazer caminhada, andar de bicicleta durante a semana e para eventos de apresentação de veículos”, disse Ibaneis.
“A partir do dia 28 de novembro, teremos o evento da Stock Car e fechar a programação com a antiga Micarê Candanga. Faremos um grande show. O BRB distribuirá os ingressos de forma gratuita. Também irei liberar o Vai de Graça no sábado (29/10) para que a população venha e participe”, destacou Ibaneis.
Nessa quarta (29/10), representantes da categoria e do GDF já haviam vistoriado o principal palco automobilístico da cidade.
No encontro, foram discutidas várias questões, como acesso do público e autoridades e o trânsito no dia do evento, além da reta final das obras.
Desfile
As comemorações pela reabertura do local começam no dia 27 de novembro, com um desfile dos veículos que participarão da etapa da Stock Car.
Já no dia 28 de novembro, alunos da rede pública de ensino vão conhecer o local. No dia seguinte, acontecerão os treinos classificatórios da Stock Car e, no dia 30, as provas da categoria.
Segundo a superintendência do Autódromo, a previsão é de que a obra seja concluída no dia 15 de novembro e que a homologação do local aconteça logo na sequência, no prazo estabelecido pela Stock Car para confirmar a etapa.
O local, que foi inaugurado em 1974 e tem quase 5,4 quilômetros de extensão, possui 16 curvas e três retas principais. A expectativa é de que 50 mil pessoas estejam na reinauguração do local, a cada dia.
Leia também
Reta final
A reforma do Autódromo de Brasília inclui a modernização do traçado – permitindo corridas de diferentes categorias –, das áreas de escape e da infraestrutura, mantendo a característica original e adicionando melhorias como espaço para arquibancadas temporárias, além de drenagem e segurança.
São 5.384 metros de extensão, com 16 curvas – sendo nove à direita e sete à esquerda – e três retas principais, a maior com 803 metros, a de largada com 614 metros e a reta oposta com 502 metros.
Após a entrega, a expectativa é que o espaço seja utilizado também para shows, eventos de ciclismo e motociclismo e outras modalidades esportivas.