A Receita Federal disponibilizou nesta segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao 5º lote de restituições do Imposto de Renda de 2024. Mais de 511 mil contribuintes serão contemplados com um montante total de R$ 1,03 bilhão, incluindo também restituições residuais de anos anteriores. Os pagamentos serão realizados a partir do dia 30 de setembro.
Destaque para o Rio Grande do Sul (RS), onde 86.570 contribuintes foram priorizados devido ao estado de calamidade pública decretado recentemente. Entre os beneficiados estão idosos, pessoas com deficiência e professores. No total, R$ 435,2 milhões são destinados a contribuintes com prioridade no recebimento, conforme os seguintes grupos:
– 11.188 idosos acima de 80 anos;
– 75.686 contribuintes entre 60 e 79 anos;
– 6.731 pessoas com deficiência física, mental ou com doença grave;
– 23.180 professores;
– 201.381 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber via PIX.
Outros 106.289 contribuintes que não se enquadram nas categorias prioritárias também receberão a restituição neste lote.
Para verificar se a restituição foi liberada, os contribuintes devem acessar a página da Receita Federal na internet e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”, onde poderão consultar o status da restituição. A Receita oferece ainda a possibilidade de acessar o extrato de processamento da declaração no portal e-CAC. Caso haja alguma pendência, o contribuinte pode realizar a retificação e corrigir as informações.
Além disso, há um aplicativo disponível para tablets e smartphones que permite consultar a liberação da restituição e a situação cadastral no CPF, facilitando o acesso aos serviços da Receita Federal.