A Novacap entregou, nessa semana, a reforma da passagem subterrânea da 104 Sul. A ação faz parte do projeto de recuperação das 16 travessias subterrâneas do Plano Piloto.
A estrutura se soma às obras já entregue nas quadras da 102 Sul, da 103 e da 104 Norte.
As obras incluem pintura, recomposição do piso, substituição de grelhas danificadas, manutenção da iluminação e limpeza geral. A próxima quadra a ser reformada será a da 106 Sul.
Vandalismo
Em nota, a Novacap reforçou o apelo à comunidade para preservar os espaços revitalizados, evitando pichação, descarte irregular de lixo e estacionamento de veículos nas áreas de acesso.
Na segunda-feira (13/10), pichadores vandalizaram novamente a passagem já reformada da 103 Norte. No local, picharam mensagens provocando as autoridades: “Nóis pixa e vocês pinta, vamo ver quem tem mais tinta (sic)”.
Leia também
Projeto de revitalização das passagens
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a ação reforça o compromisso do GDF com a preservação dos espaços públicos e o combate ao vandalismo. “As passagens subterrâneas são exemplos claros de locais que sofrem com depredações — nosso trabalho é recuperá-las e evitar que sejam novamente vandalizadas”, afirmou.
As obras começaram no primeiro semestre de 2025 e devem continuar ao longo dos próximos meses, contemplando todas as passagens subterrâneas do Plano Piloto.
Além das melhorias estruturais, está em andamento o processo de contratação de câmeras de monitoramento e implantação de rondas regulares de vigilância nos acessos subterrâneos.
A medida será executada por meio de convênio entre a Novacap e a Secretaria de Segurança Pública, garantindo manutenção e monitoramento contínuos.
A ideia da Novacap é implementar um sistema de vigilância 24 horas e fazer a reposição imediata de qualquer item danificado. “Queremos manter as passagens limpas, seguras e bem cuidadas para o cidadão”, reforçou Fernando Leite.