STF conclui julgamento de Bolsonaro e mais 7 por golpe e Lula aciona Brics sobre tarifaço

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta semana, na terça-feira (9), o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do chamado “núcleo 1” da ação sobre a tentativa de golpe de Estado que culminou com o ataque às sedes dos três poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023. Os ministros decidirão se condenam ou absolvem os réus acusados de integrar uma organização criminosa para manter Bolsonaro no poder, derrotado nas eleições de 2022.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou para esta segunda-feira (8) uma reunião virtual de líderes do Brics, bloco composto pelas principais economias emergentes do mundo, segundo informações do jornal Bloomberg. A cúpula deve discutir sobre o tarifaço imposto pelo governo estadunidense de Donald Trump. Os presidentes Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia), Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Vladimir Putin (Rússia) são esperados na reunião, que também deve contar com novos integrantes do bloco, como Arábia Saudita, Egito e Irã.

No Senado, a CPMI do INSS ouve nesta segunda o ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, convocado a prestar esclarecimentos sobre medidas adotadas para conter fraudes contra aposentados e pensionistas, a convite do relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL). Na terça, a Comissão de Saúde da Câmara debate os riscos da Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarros Eletrônicos (Evali) e a necessidade de tornar obrigatória a notificação da condição no país. Dados da Anvisa apontam apenas dez registros nos últimos cinco anos.

Estão na agenda da semana de 8 a 12 de setembro:

DIREITOS HUMANOS

MEIO AMBIENTE

POLÍTICA

Agenda da semana da Pública é um serviço apresentado aos leitores aos domingos e segundas, concebido com base nas informações dos portais da Câmara, Senado e STF.

Sair da versão mobile