O suco de laranja é uma das bebidas preferidas dos brasileiros e costuma ser consumido logo pela manhã, acompanhado de café com leite e pão com manteiga. Além de trazer uma boa dose de vitamina C para o corpo, ele proporciona outros benefícios à saúde se consumida diariamente.
A Universidade de São Paulo (USP) tem realizado pesquisas sobre o assunto e a mais recente detalha os impactos do suco para a saúde intestinal. O trabalho está divulgado na edição de junho da revista Food Research International.
Segundo o trabalho, o suco de laranja é capaz de tornar a microbiota intestinal mais saudável quando ingerido diariamente. A flora intestinal está envolvida nos processos digestivos, é importante para a modulação do sistema imune e influencia o funcionamento do sistema nervoso central e do cérebro.
A pesquisa da USP foi realizada com 85 voluntários que tiveram de tomar meio litro de suco de laranja por dia durante 60 dias. Por meio de exames de urina realizados antes e depois da adição do suco na dieta, foi possível notar alterações significativas nos bioativos secretados pelo corpo, que sinalizaram os benefícios obtidos pelos voluntários.
Segundo a pesquisadora Camille Perella Coutinho, a quantidade de suco usada na investigação foi escolhida com base em estudos anteriores. “Nesta quantidade, temos uma boa concentração de bioativos que investigamos, principalmente a hesperidina e a narirutina. Realizamos exames a cada 30 dias para monitorar os efeitos, e não observamos quaisquer reações adversas”, afirma.
Pesquisa analisou benefícios para a saúde
Benefícios do suco de laranja
O estudo apontou que as mudanças na microbiota protegeram o intestino contra potenciais inflamações, bem como aumentaram a capacidade do órgão de absorver nutrientes.
Um copo de suco de laranja equivale a cerca de 350 ml e possui aproximadamente 55 kcal, com uma pequena porção de proteínas e gorduras. Ele é uma fonte de vitamina C, folato e potássio.
“Apesar do alto teor calórico do suco de laranja, ele é uma matriz alimentar extremamente rica em vitaminas, carotenoides e flavonoides, componentes essenciais para a promoção da saúde”, completa Camille.
Em um estudo anterior, publicado em 2021 na Food and Function, os pesquisadores da USP mostraram que a ingestão diária de suco levou à redução da pressão arterial e do percentual de gordura corporal dos voluntários.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!