Integrantes das bancadas do Distrito Federal e de Goiás da Câmara dos Deputados se reuniram, nesta terça-feira (29/8), para discutir a destinação de subsídios necessários ao transporte público do Entorno da capital do país. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, com presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Na reunião, os parlamentares pediram participação da União para subsidiar a passagem do transporte coletivo na região. Inicialmente, Padilha descartou a criação de um consórcio interfederativo e tripartite, mas sinalizou, pela primeira vez, a possibilidade de um apoio financeiro do governo federal para resolver o problema.
O ministro sugeriu que a governança ocorra entre os Executivos de Goiás e do DF, enquanto o governo federal entraria com contrapartidas técnica e financeira. “A ideia é de que os dois governos montem uma estrutura de governança. A partir disso, vemos qual será nossa participação, sem necessariamente formar o consórcio tripartite”, declarou Padilha.
A secretária de Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, comemorou a fala, que pode garantir um pacto federativo com coparticipação para gerir e baratear as passagens. “Tivemos uma vitória hoje, porque, pela primeira, vez houve indicação do governo federal sobre [a possibilidade de] participar da solução desse problema”, destacou.
Caroline Fleury acrescentou que, durante a reunião, pediu à estatal federal Infra S.A. que apresente dados sobre o impacto financeiro desse subsídio no transporte público do Entorno. O ministro se comprometeu a cobrar agilidade para elaboração do estudo.
Reajustes
Só neste ano, houve dois aumentos de tarifas, aplicadas por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela gestão do transporte do Entorno do Distrito Federal. Houve reajuste de 12%, em março, e de 15% em agosto.
Além disso, há um novo aumento, de 12%, previsto para fevereiro de 2024 — será o terceiro em um intervalo de 12 meses.
Além da líder da bancada goiana, Flávia Morais (PDT-GO), nove deputados federais de Goiás participaram do encontro: Adriana Accorsi (PT), Adriano do Baldy (PP), Célio Silveira (MDB), Daniel Agrobom (PL), José Nelto (PP), Lêda Borges (PSDB), Marussa Boldrin (MDB), Rubens Otoni (PT) e Zacharias Calil (União). Rafael Prudente (MDB) representou a bancada do Distrito Federal na Câmara.