Manter os níveis de colesterol e açúcar no sangue sob controle é essencial para uma boa saúde cardiovascular e para evitar o desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão. Pequenas mudanças na alimentação podem fazer grandes diferenças no controle dessas taxas.
O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para problemas graves, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O perigo é que ele geralmente só se manifesta quando as artérias já estão comprometidas, dificultando a circulação devido ao acúmulo da substância.
“Além do risco de AVC e infarto, o estreitamento progressivo das artérias pelo colesterol alto pode levar à dor crônica e à formação de lesões nos pés de difícil cicatrização, o que aumenta até o risco de amputações”, disse o cirurgião vascular Marcus Vinicius Martins Cury, de São Paulo, em entrevista anterior ao Metrópoles.
De acordo com a cardiologista Érica Renata, da Clínica Cardiosenior, em Brasília, os sintomas mais comuns do colesterol alto são:
Dor ou desconforto no peito;
Falta de ar;
Fadiga após a realização de esforço físico;
Dores nas pernas ao caminhar;
Inchaço nos pés;
Queda de pelos nas pernas; e
Pele fria e palidez nos dedos.
“O indivíduo pode apresentar dor, fadiga e cansaço nos pés devido à má circulação sanguínea provocada pelo excesso de gordura no sangue”, explicou a cardiologista em entrevista anterior ao Metrópoles.
Já a hiperglicemia ocorre quando há excesso de açúcar no sangue e o hormônio insulina não é suficiente para transportá-lo adequadamente. Esse desequilíbrio, muitas vezes causado por uma alimentação inadequada, pode ser gerenciado com mudanças na dieta e no estilo de vida.
Hábitos saudáveis
Para reduzir tanto o colesterol ruim quanto o açúcar no sangue, adotar hábitos saudáveis é essencial. Priorizar uma alimentação rica em alimentos in natura ou minimamente processados é fundamental, embora, em alguns casos, o uso de medicamentos possa ser necessário.
O aumento da ingestão de fibras é particularmente benéfico. Essas fibras estão presentes em cereais, grãos, leguminosas, sementes e frutas, que podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos naturais.
Veja quatro receitas de sucos que ajudam a diminuir o colesterol e açúcar no sangue
Laranja com berinjela
A berinjela é rica em fibra solúvel, auxiliando na eliminação do colesterol através das fezes. Já a laranja, além de tornar o suco mais saboroso, também fortalece a imunidade graças ao seu alto teor de vitamina C.
Modo de preparo: bata no liquidificador uma berinjela (200g) com casca e 200 ml de suco puro de laranja.
Estudo revela que o suco de tomate pode ser eficaz contra Salmonella Typhi e outras bactérias perigosas
Suco de tomate
Rico em potássio, ele atua na transmissão dos impulsos nervosos cardíacos e no transporte de nutrientes para o interior das células, além de ter licopeno, que diminui o colesterol ruim.
Modo de preparo: bater no liquidificador 3 tomates maduros com casca, 150 ml de água e temperar com sal, pimenta-preta e louro em pó.
Suco de goiaba com limão
A goiaba tem baixo índice glicêmico, evitando picos de açúcar no sangue, muitas fibras e vitamina C. O limão também é rico neste último nutriente, que ajuda a controlar os níveis de glicose.
Modo de preparo: bata 4 goiabas descascadas e 2 limões espremidos no liquidificador e tome a seguir, sem adoçar.
Suco de tangerina com mamão
Ricos em fibras, a tangerina e o mamão ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue, promovendo uma absorção mais lenta do açúcar natural das frutas.
Modo de preparo: bata 4 tangerinas descascadas e sem caroço e 1 mamão papaia no liquidificador e tome sem coar ou adoçar. Se necessário, adicione um pouco de água filtrada para tornar a mistura mais líquida.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!