O Governo do Distrito Federal (GDF) autorizou, nesta quarta-feira (5/11), o início das obras do novo viaduto do Jardim Botânico, projeto que promete melhorar significativamente a mobilidade na interseção da DF-463 com a DF-001, entre os quilômetros 29 e 32. Com investimento de R$ 21,8 milhões, a construção deve gerar cerca de 450 empregos diretos.
O GDF disponibilizou um estudo preliminar do viaduto, para dar uma noção da obra. O desenho mostra o projeto do novo viaduto, no acesso ao Jardins Mangueiral, no Distrito Federal.
Projeto do viaduto
Reprodução/DER-DF2 de 5
O registro mostra como o local se encontra atualmente
Reprodução/DER-DF3 de 5
investimentos de mais de R$ 24 milhões prometem transformar a região e gerar 450 empregos diretos
André Lima/DER-DF4 de 5
nova travessia vai garantir segurança para pedestres na DF-463
André Lima/DER-DF5 de 5
strutura vai desafogar o trânsito e melhorar o acesso à DF-001
André Lima/DER-DF
Leia também
O projeto executivo ainda está sendo desenvolvido pela empresa responsável, uma vez que o GDF fez uma contratação integral.
As linhas vermelhas representam o fluxo principal da DF-001, que passará por baixo do viaduto, permitindo o tráfego contínuo sem interrupções. Já as linhas amarelas indicam as novas alças que vão conectar as duas vias, facilitando o retorno e o acesso ao bairro Jardins Mangueiral.
O objetivo do projeto é reduzir os congestionamentos e tornar o cruzamento mais seguro, eliminando os pontos de conflito entre os motoristas que seguem pela DF-001 e os que entram ou saem da DF-463.
O viaduto é uma obra de grande porte que inclui terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, ciclovia, muro de contenção e a estruturação do corredor para o futuro Eixo BRT Jardim Mangueiral/Jardim Botânico.
A expectativa é beneficiar cerca de 40 mil motoristas que passam diariamente pelo local, além de reduzir congestionamentos e oferecer mais segurança para os pedestres.
Investimento do GDF
O empreendimento será executado pelo Consórcio Infra Mangueiral, formado pelas empresas Artec S/A e Thora Pré-Moldados LTDA. O investimento é proveniente principalmente de emenda parlamentar da senadora Leila Barros, complementado por recursos do Tesouro do GDF e financiamentos.
Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a obra faz parte de um conjunto de intervenções que vêm transformando a região. “Vou deixar pronto o projeto para ser licitado, no ano que vem, o terceiro viaduto da região que liga a Ponte JK, facilitando a vida de toda a população”, afirmou Ibaneis.
A vice-governadora Celina Leão reforçou o impacto das obras no dia a dia da população. “As pessoas perguntam o que essas obras realmente mudam na vida do cidadão. Elas impactam diretamente: um pai ou uma mãe consegue chegar meia hora mais cedo em casa, sair do trânsito, levar os filhos à escola, almoçar com a família”, citou.
Além do viaduto, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Junior reforçou que a região ganhará também uma passarela para garantir a segurança dos pedestres
“A região — de um lado Jardins Mangueiral, do outro lado Jardim Botânico — tem a DF-463 no meio, que é uma via de velocidade, uma via larga e que o pedestre muitas vezes fica com dificuldade para atravessar. Então, pensando nisso, a gente está também lançando a obra da construção de uma passarela nesta via para dar segurança para os pedestres”, destacou.
