O candidato a vereador de Santa Luzia-MG, Wedson Silva, de 35 anos, está decidido a transformar a cidade em referência de energia limpa e acessível. Com quase 20 anos de experiência no setor elétrico e formação em Engenharia Elétrica, Wedson promete enfrentar o que ele chama de “monopólio das concessionárias” e dar transparência à composição das tarifas de energia, consideradas abusivas por muitos consumidores.
“Hoje, os cidadãos estão reféns de contas de luz altíssimas e de um sistema que só beneficia as grandes concessionárias, enquanto a população paga por algo que sequer entende”, critica Wedson. Ele se posiciona como a voz que vai expor o que ele chama de “caixa preta” das contas de energia, prometendo lutar contra o poder das empresas que, segundo ele, mantêm os consumidores à mercê de tarifas injustas.
Wedson, que desde 2019 tem atuado na promoção de energias renováveis através da Aliança Solar Livre e da Frente Mineira de Geração Distribuída, defende que Santa Luzia-MG pode se tornar um modelo nacional de independência energética. “As concessionárias querem manter o controle, mas nós temos a tecnologia e as condições para mudar esse cenário. O futuro está na energia solar e eu vou garantir que os luzienses tenham acesso a isso”, afirma.
Entre suas propostas, Wedson planeja facilitar a instalação de sistemas de energia solar em residências e empresas, desburocratizando o processo e criando incentivos fiscais para os que aderirem à geração distribuída. Ele também promete atuar para que as concessionárias não continuem “explorando” a população, utilizando a política e o legislativo para garantir tarifas mais justas.
Wedson tem experiência em grandes projetos, como o da Engefril Refrigeração em Santa Luzia, o maior projeto de energia solar industrial da cidade. Ele acredita que iniciativas como essa podem ser replicadas para tornar Santa Luzia independente das grandes fornecedoras de energia elétrica. “É hora de Santa Luzia deixar de ser refém e liderar o caminho para a independência energética”, finaliza.