5 grãos nutritivos que você deveria comer mais, segundo nutricionistas

Os grãos são alimentos versáteis, extremamente nutritivos e fundamentais para uma dieta equilibrada, mas ainda pouco explorados. Incluí-los no cardápio de forma variada pode trazer benefícios à saúde física, intestinal, cardiovascular e até mental.

Opções como feijão, grão-de-bico e lentilha são ricas em fibras, minerais, proteínas vegetais e compostos bioativos, combinação que contribui para a prevenção de doenças crônicas e ajuda a melhorar a qualidade da alimentação de forma simples.

“A diversidade alimentar é um dos pilares da saúde e incluir diferentes grãos ao longo da semana também é uma forma de valorizar ingredientes acessíveis, sustentáveis e culturalmente presentes na alimentação brasileira. Comer bem não precisa ser caro, mas sim estratégico”, destaca o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília.

Leia também

Por que é importante incluir grãos na alimentação

Veja cinco grãos nutritivos que você deveria comer mais

1- Quinoa

Considerada um “superalimento”, a quinoa é fonte completa de proteínas, oferecendo aminoácidos essenciais que o corpo não produz sozinho. Por ser muito nutritiva, ela sacia com facilidade e é boa alternativa ao arroz em saladas e acompanhamentos. “Esse grão também é rico em proteínas, fibras, ferro e magnésio”, revela a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília.

2- Feijão

Presente diariamente na mesa do brasileiro, o feijão é um dos grãos mais completos da nossa cultura alimentar. Ele fornece proteínas, ferro, zinco, fibras e compostos antioxidantes que ajudam no controle glicêmico, na saciedade e na prevenção de algumas doenças, como as cardíacas, intestinais e diabetes.

Por ter muitas variedades — como o feijão preto, carioca, fradinho, branco e azuki —, também é uma boa opção para diversificar nutrientes na rotina alimentar.

3- Grão-de-bico

O grão-de-bico é fonte de proteínas vegetais, ferro, magnésio e cálcio e ainda se destaca por ter papel determinante na sensação de bem-estar. “O grão é fonte de triptofano, um precursor da serotonina, que auxilia no humor”, explica o nutrólogo Matheus Azevedo, que atende no Instituto Roar, em São Paulo.

O alimento é versátil e pode ser consumido em saladas, refogados, como pasta ou assado como petisco crocante.

O grão-de-bico é uma leguminosa que oferece muitos benefícios à saúde

4- Chia

A chia é um grão rico em ômega-3, fibras solúveis e insolúveis, cálcio, além de possuir propriedades antioxidantes. O consumo dela ajuda a aumentar a sensação de saciedade, auxilia no trânsito intestinal e no controle do colesterol. O alimento pode ser consumido com frutas, sucos ou iogurtes.

5- Lentilha

Um dos principais benefícios da leguminosa é o alto teor de ferro. A cada 100 gramas de lentilha, há aproximadamente 3,3 gramas de ferro (o dobro da ervilha), o que ajuda a prevenir a anemia e a garantir uma produção eficiente de hemoglobina. Além disso, ela é rica em folato, potássio e fibras, que contribuem com a digestão e redução do risco de doenças intestinais.

Por ser rica em proteínas, a lentilha ajuda na manutenção de massa muscular e na reparação de outros tecidos do corpo

Como incluir mais grãos na alimentação

Incorporar grãos à rotina alimentar não precisa ser algo complicado. Os especialistas destacam medidas simples e eficazes:

Mas atenção! Apesar de os grãos serem nutritivos, alguns cuidados durante o preparo são essenciais para aproveitar melhor os benefícios dos alimentos.

“É fundamental se atentar para os cuidados no preparo, especialmente quando falamos de leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilha ou ervilha. Esses grãos devem passar por um processo de remolho para melhorar a digestibilidade e reduzir os antinutrientes, como o ácido fítico, que atrapalham a absorção de minerais”, ensina Carla.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile