A beterraba é uma rica fonte de nitratos e antioxidantes que pode trazer uma série de benefícios à saúde. Um deles é o de turbinar a performance durante a realização de exercícios físicos caso o vegetal seja utilizado como um pré-treino.
Os benefícios vêm da quantidade de nitratos presentes na bebida. Os compostos desempenham um papel de vasodilatação no organismo, aumentando a oferta de sangue e, consequentemente, de oxigênio para os músculos.
“A utilização da beterraba antes dos treinos pode auxiliar na resistência e na força, devido à melhor oxigenação muscular e à redução da fadiga”, explica a nutricionista Laise Capelasso, da Viva Regenera.
A indicação é tomar a bebida duas horas antes do treino para que os nitratos possam ser transformados em óxido nítrico, que é a substância que leva à dilatação dos vasos sanguíneos.
Suco de beterraba deve ser ingerido 2h antes da realização dos exercícios
Em entrevista anterior ao Metrópoles, a nutricionista esportiva Luciana Amaro, que atende em Brasília, explicou que outros nutrientes da beterraba também podem beneficiar quem gosta de usá-la como pré-treino.
“A beterraba ainda contém betaína, um aminoácido que retarda a fadiga e colabora para o aumento de força”, afirmou ela. A planta é fonte também de carboidratos complexos, fibras, vitamina A, potássio, fósforo, zinco, ferro e cálcio.