O Distrito Federal está sob alerta laranja para chuvas intensas. O aviso é válido até às 10h do sábado (6/12). Durante o alerta, há previsão de tempestade com vento de até 60Km/h. A expectativa é que o tempo permaneça nublado nos próximos dias.
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , no fim de semana, as temperaturas mínimas devem ficar em torno de 18 °C, enquanto as máximas alcançam cerca de 25 °C. A umidade relativa do ar deve variar de 70% a 100%.
Segundo o meteorologista Danilo Cabral, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o DF e Goiás mantém o cenário de forte nebulosidade e chuvas frequentes — fenômeno típico desta época do ano.
De acordo com o especialista, sexta-feira e sábado devem seguir com o mesmo padrão de tempo fechado, com dias nublados e períodos de chuva, especialmente no fim da tarde e à noite. No domingo (8/12), o volume de precipitação tende a ser menor, embora a instabilidade continue presente.
As temperaturas permanecem amenas para o período chuvoso. As mínimas variam entre 17°C e 18°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 26°C. A umidade deve ficar entre 65% e 95%.
Alertas do Inmet
A recomendação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas.
Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).