Não encontra problema com a dieta estabelecida pelo seu nutricionista, mas dá uma “escapada” no fim de semana com refrigerante? Calma! Infelizmente acontece principalmente na hora do lanche.
O nutricionista Angelo Daher, da Science Play, compartilha cinco dicas para você abandonar o consumo do refrigerante.
“Refrigerante é uma bebida que não tem valor nutricional. Não tem proteína, vitaminas e nem sais minerais. Uma caloria vazia geralmente composta principalmente por açúcar, sódio e uma série de substâncias químicas, incluindo corante caramelo IV, que em excesso pode ser cancerígeno”, detalha Angelo.
Leia também
As cinco dicas para se livrar do refrigerante
Fome zero
“A fome é um grande motivo para você querer consumir muito açúcar e gordura. De fato, o refrigerante é uma forma pratica de saciar essa fome. Consequentemente, não fique muito tempo sem comer. Fazer de quatro a cinco refeições por dia bem equilibradas pode ser uma excelente maneira de evitar o consumo de refrigerantes”, orientou Daher.
Não tenha em casa
É o tipo de dica simples, mas que traz impacto para sua mudança de hábitos alimentares. “É mais simples do que se imagina. Se você não tiver o produto em casa, fica mais fácil de resistir à vontade. O que os olhos não veem, a vontade passa longe. Não tendo o refrigerante na sua geladeira, não será um hábito seu estar sempre ingerindo”, destacou o nutricionista.
Tenha paciência
É o “x” da questão nesse processo de mudança, ou seja, não é o simples toque de mágica que irá garantir esse objetivo. O trabalho mental traz a consciência de que a construção desse resultado requer disciplina perante as tentações que surgem em meio ao nosso caminho diário.
“Embora cortar completamente o refrigerante possa fazer com que você deseje açúcar no início, com o tempo suas papilas gustativas cessarão de desejar sabores super doces, de modo que a vontade por refrigerante diminuirá. Além disso, conforme a pessoa se ajusta a menos açúcar e doces, torna-se cada vez mais fácil beber menos refrigerantes. Então, quando isso acontecer, o que pode levar algumas semanas, é importante comprometer-se com o novo habito”, enfatizou o especialista.
Leia a notícia completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!