Wanderson Carlos Gomes Pereira, foi condenado pelo Tribunal do Júri de Brasília a 25 anos e seis meses de prisão por matar Ivanilton Moreira dos Santos, 55 anos, com um saco de pedras enquanto ele dormia. A condenação ainda cabe recurso, mas a prisão preventiva será mantida até que se esgotem todas as instâncias. O crime corrido próximo ao Conic, no centro de Brasília, em outubro de 2024 pode estar relacionado a uma briga por dinheiro, relacionado a aposentadoria que a vítima teria recebido.
Veja o vídeo do assassinato:
A defesa de Wanderson solicitou a retirada da qualificadora do motivo torpe na denúncia do Ministério Público do DF (MPDFT), mas a juíza de direito recusou a solicitação.
A magistrada considerou que o fato de Wanderson ter outras três condenações serviu como agravante para aumentar a pena. Além disso, em seu voto, a juíza apontou que o crime foi intencional.
“Demonstrada a premeditação na conduta do acusado, a qual está evidenciada pelas imagens, pois o acusado agiu após reflexão prévia e preparação mínima, escolhendo o momento mais favorável para iniciar o crime”, explicou a magistrada.
A premeditação para a juíza ficou comprovada porque ela observou vítima e verificou o local, aproximando-se cautelosamente e aguardando mais alguns instantes antes de pegar uma pedra, além de se aproveitar do horário e ausência de pessoas na via pública, desferir os golpes que lhe tiraram a vida”, disse em seu voto.
Relembre o crime
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na madrugada do dia 9 de outubro de 2024, o suspeito de assassinar um homem de 55 anos no centro de Brasília, próximo ao Conic.
Segundo testemunhas, a vítima, que estava em situação de rua era conhecida na região. Costumava consumir bebidas alcoólicas, mas não apresentava comportamento agressivo.
O acusado já havia cometido outro homicídio na região, exatamente um mês antes. As investigações revelaram que Ivanilton Moreira dos Santos dormia quando foi brutalmente atacado. O autor do crime teria enrolado pedras em um saco preto e desferido vários golpes em Ivanilton.
Além desse caso, os policiais da 5ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) também ligaram Wanderson Carlos Gomes Pereira a um assassinato ocorrido em 9 de setembro, nas proximidades do Posto da Torre, no Setor Comercial Sul.