Advogada Lucinéia Possar é premiada em congresso de direito empresarial no DF

A mestre em direito Lucinéia Possar (foto em destaque) recebeu, na última quinta-feira (14/8), o prêmio de Empresarialista do Ano. O título foi entregue durante o III Congresso de Direito Empresarial do Distrito Federal, evento voltado para advogados que foi realizado em 14 e 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21.

Lucinéia Possar, que é diretora jurídica do Banco do Brasil S.A., foi escolhida graças à sua atuação no direito empresarial. Ela chegou ao Distrito Federal em 1998 e, desde então, acumula experiências como professora e advogada em diversas instituições de renome.

Em discurso, a mestre agradeceu aos alunos pela inspiração para trabalhar diariamente. “Este prêmio, para mim, é um lembrete que ensinar é um ato de confiança. Cada aluno que entra na minha sala entrega parte de si e espera mais do que conhecimento, espera direção, inspiração e exemplo”, declarou Lucinéia.

“Um pacto silencioso que faço todos dias é: enquanto houver alunos dispostos a aprender, haverá em mim uma professora a ensinar”, disse, emocionada.

A profissional recebeu o troféu das mãos da ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “A ministra Nancy Andrighi é uma referência no direito empresarial. Ela fez um discurso muito emocionante durante a entrega do prêmio. Foi muito legal”, relembra Lucinéia em entrevista ao Metrópoles.

9 imagensFechar modal.1 de 9

Mestre Lucinéia Possar foi premiada na última quinta-feira (14/8)

Gabriel Souto/Divulgação2 de 9

Cerimônia foi realizada durante o III Congresso de Direito Empresarial do DF

Gabriel Souto/Divulgação3 de 9

Lucinéia Possar é a Empresarialista do Ano

Gabriel Souto/Divulgação4 de 9

A advogada recebeu o prêmio das mãos da ministra do STJ Nancy Andrighi

Gabriel Souto/Divulgação5 de 9

Ambas discursaram aos presentes

Gabriel Souto/Divulgação6 de 9

Lucinéia Possar e Nancy Andrighi dividiram bancada durante a abertura do III Congresso de Direito Empresarial do DF

Gabriel Souto/Divulgação7 de 9

Outros nomes notáveis do direito empresarial estiveram no evento

Gabriel Souto/Divulgação8 de 9

Lucinéia Possar à esquerda; Nancy Andrighi no centro; e o mestre em direito processual civil André Santa Cruz, um dos organizadores do evento, à direita.

Gabriel Souto/Divulgação9 de 9

Lucinéia Possar à esquerda; Nancy Andrighi no centro; e o mestre em direito processual civil André Santa Cruz, um dos organizadores do evento, à direita.

Gabriel Souto/Divulgação

Além de ser agraciada com o reconhecimento, Lucinéia Possar presidiu o painel “Empresas em crise: recuperação judicial ou extrajudicial?”, que tratou das duas modalidades e das diferenças entre ambas. “É um tema muito enriquecedor”, pontua.

Lucinéia participou de todos os Congressos de Direito Empresarial de Brasília já realizados. A advogada ressalta a importância do evento, que discutiu, neste ano, temas como reforma tributária, reforma do código civil, Sociedade Anônima do Futebol (SAF), Ofertas Públicas Iniciais (IPOs, em inglês), lei da proteção de marcas, dentre outros temas relevantes ao direito empresarial.

Leia também

“É importante que a gente incentive a manutenção do Congresso de Direito Empresarial de Brasília, o maior do Centro-Oeste. A realização deste evento é um dos meios para fomentarmos de forma responsável a discussão do direito empresarial de todo o país, com grandes nomes do ramo vindos de todo o país”, avalia Lucinéia Possar. “A procura vem aumentando a cada ano”, cita.

Trajetória profissional e conquistas

Mestre em direito pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub), Lucinéia Possar é diretora jurídica do Banco do Brasil S.A desde 2017 — a primeira mulher a ocupar o cargo. Atualmente ela preside o Conselho Fiscal da BB Seguridade, empresa de seguros do BB, e o Conselho de Administração da Alelo S.A. Também é professora de Direito Empresarial no Ceub, no Instituto de Direito Público (IDP) e no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMec).

No ano passado, Lucinéia Possar foi condecorada com a Medalha Myrthes Gomes de Campos, concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) às mulheres que se destacam em suas contribuições para a justiça, o direito e a sociedade. Neste ano, classificou-se no Chambers Global 2025 como destaque entre os principais consultores jurídicos internos do mundo, na categoria “General Counsel: Brazil in Global Market Leaders Legal Rankings”.

Em 2024 e 2025, Lucinéia Possar venceu o prêmio Latin American Women Awards na categoria In house counsel of the year Banking & Finance.

Sair da versão mobile