Após o Distrito Federal registrar temperaturas elevadas, com máximas entre 32ºC e 35ºC nos últimos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê possibilidade de chuvas isoladas nesta quarta-feira (17/9).
Leia também
-
Antes de nova onda de calor, país tem chuvas isoladas; confira o clima
-
Vídeo: em meio à seca e ao calorão, chuva dá rápido refresco no Gama
-
Chuvas isoladas surpreendem brasilienses nesta segunda-feira; veja vídeo
-
Sem previsão de chuva, semana será de calor extremo e secura no DF
Especialista do Inmet, o meteorologista Danilo Siden, comentou que, apesar da predominância do clima seco, há possibilidade de chuvas isoladas em regiões do DF, de forma fraca e espaçada.
“Pode chover de forma isolada e é possível que os índices de chuva não sejam suficientes para registro nas nossas estações meteorológicas”, explicou o especialista.
A região central de Brasília já está há pelo menos 115 dias sem chuvas. Somando isso ao tempo seco, às altas temperaturas, e às queimadas, a umidade relativa do ar tende e ficar baixa, fazendo com que o risco para doenças respiratórias e cardiovasculares aumente.
O meteorologista alerta que, para os próximos dias, o cenário deve ser o mesmo. A previsão é de céu com muitas nuvens e chance de chuva isolada.
Nesta quarta-feira (17/9) o tempo continua seco e com temperaturas elevadas. A máxima prevista é de 33º C. A umidade relativa do ar permanece em níveis baixos, variando de 25% a 30%, o que exige atenção especial à saúde.