Dois alunos e um lutador faixa-preta que estavam na academia de jiu-jitsu Gracie Barra, afetada pelo incêndio em um bar do Jardim Botânico, na noite dessa sexta-feira (14/11), tiveram que fugir do fogo pela janela dos fundos. Em vídeo obtido pelo Metrópoles é possível ver o diálogo entre as pessoas que estavam na academia no momento do incêndio.
Em nota, publicada nas redes sociais, a equipe da academia explica no momento do incêndio havia três pessoas no local. Para fugir das chamas, eles tiveram que pular uma janela dos fundos e acessar a escada da caixa d’água.
“No momento do incêndio, havia um faixa-preta e dois alunos conversando após o treino. Eles saíram com segurança pela janela dos fundos, onde há uma base de ferro que dá acesso à área externa. De lá, alcançaram a escada da caixa d’agua e saíram pelos fundos, na área de depósito compartilhada entre Santa Fé, nossa academia e a Construponto”, afirma o texto.
A nota também afirma que no local havia extintores de incêndio e que os danos provocados na estrutura da academia foram mínimos. Em um vídeo publicado neste sábado (15/11) eles mostram que apenas uma parte do forro foi atingida e todos os equipamentos do local foram preservados.
Segundo a academia, todos envolvidos estão bem e sem qualquer ferimento.
Leia também
-
Uma hora antes de incêndio em bar no DF, lanchonete a 8 km pegou fogo
-
Veja como ficaram o bar e a academia após incêndio no Jardim Botânico
-
Cachorro de raça mini vira o grande herói da família durante incêndio
“Coração quentinho apesar de tudo”
A proprietária do bar Santa Fé, também se manifestou nas redes sociais sobre o incêndio. Ela conta que ainda está sendo realizada a perícia e análise da situação, mas, até o momento, ainda não se sabe o que provocou o incêndio.
“O mais importante agora é que todo mundo conseguiu sair daqui bem, não tivemos nenhum ferido. É claro que o abalo emocional foi muito grande, foi uma situação que aconteceu muito rápida, mas é um verdadeiro milagre de Deus diante tantas imagens fortes, a gente ter 100% das pessoas bem em casa e tranquilas”, desabafou.
Garçom relata momentos de terror
Ainda ontem (14), um dos funcionários do bar, Gutemberg Marinho, que trabalha no local há 14 anos, relatou o susto que ele e outros presentes no local passaram no momento em que as chamas consumiam parte do estabelecimento.
Segundo o garçom, o incêndio teria começado na coifa da padaria que fica ao lado. “As chamas começaram no canto de teto, propagando-se rapidamente, em efeito cascata, devido ao forro da madeira”, explicou.
O garçom detalha que a primeira reação dos funcionários foi evacuar o local. “A prioridade, ao identificar o fogo, foi retirar os clientes presentes no estabelecimento, que estava cheio. A evacuação ocorreu rapidamente e, felizmente, ninguém se feriu”, pontuou Gutemberg.
Atuação
Os bombeiros controlaram as chamas em 20 minutos, aproximadamente. “Uma pessoa foi transportada [ao hospital] para observação, mas, aparentemente, não é nada grave”, declarou o primeiro-tenente Éder Silva, do Corpo de Bombeiros (CBMDF). “Não há vítimas de queimaduras.”
“O incêndio foi rapidamente debelado, o principal intuito foi não deixar [o fogo] se alastrar para outros ambientes”, completou. Os estabelecimentos passarão por perícia do CBMDF para que se descubra as causas do incêndio. A Defesa Civil também foi acionada.
Incêndio atingiu bar e academia no Jardim Botânico
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 7
Chamas teriam começado em estabelecimento ao lado
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 7
CBMDF foi acionado
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto4 de 7
Bombeiros apagaram as chamas em 20 minutos
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto5 de 7
Ninguém ficou ferido
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto6 de 7
Incidente ocorreu nesta sexta-feira (14/11)
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto7 de 7
Causas do incêndio são desconhecidas
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
