Apenas 9 dos 24 distritais vão à CLDF pós-recesso, e sessão é suspensa

A sessão Plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal, desta quarta-feira (6/8), foi interrompida mais cedo devido à ausência de parte dos deputados distritais. Essa é a segunda reunião no Plenário da Casa após a volta do recesso parlamentar.

A sessão, que teve início por volta das 15h, permaneceu por quase 1h30 com a presença de metade dos deputados. Dos 24 parlamentares, apenas 12 compareceram a reunião para registrar passagem pelo local.

Apesar da presença, apenas nove distritais permaneceram em Plenário. Isso porque, segundo o regimento interno da Casa, nada impede que os deputados compareçam às sessões para registrar presença e, depois, retornem aos gabinetes para atendimento. O comportamento, contudo, impede que votações possam ocorrer no local.

Leia também

Os seguintes deputados registraram presença no início da sessão: Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSol), Gabriel Magno (PT), Jaqueline Silva (MDB), Joaquim Roriz Neto (PL), Jorge Vianna (PSD), Martins Machado (Republicanos), Max Maciel (PSol), Ricardo Vale (PT), Robério Negreiros (PSD), Rogério Morro da Crus (PRD) e Wellington Luiz (MDB).

Aguardando a chegada dos demais parlamentares, o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), concedeu a palavra aos deputados presentes na sessão. Em seguida, pediu a interrupção da reunião para uma nova recomposição do quórum. Dessa vez, apenas 11 distritais registraram presença. São eles:

Fábio Felix, Hermeto (MDB), Jaqueline Silva, João Cardoso (Avante), Joaquim Roriz Neto, Jorge Vianna, Martins Machado, Max Maciel, Pepa (PP), Rogério Morro da Cruz e Wellington Luiz (MDB).

O presidente da CLDF, então, solicitou que os deputados que estivessem nos gabinetes descessem para que pudessem abrir votação. Segundo o parlamentar, projetos encaminhados pelo Executivo precisavam ser apreciados pelo Plenário da Casa.

“Os deputados que estão aqui em seus gabinetes têm a obrigação de descer para que os projetos que ajudam o DF possam ser votados. Suspenderei a sessão por cinco minutos para aguardar a presença dos parlamentares. Quem não estiver aqui, responderá por seus atos”, declarou Wellington. Apesar do alerta, o quórum não foi estabelecido.

Como estratégia para obstruir votações do Executivo, a bancada do PT se retirou do local.

Ao Metrópoles, a assessoria do deputado Daniel de Castro (PP), ausente na sessão, disse que o distrital “está em agenda externa na 26 de setembro, em Vicente Pires”.

A deputada Doutora Jane informou que não pode comparecer à sessão pois foi submetida a uma cirurgia. “Estou me convalescendo de atestado médico. Protocolei atestado médico que será homologado na Casa. Tão logo receba alta médica, retomarei”, explicou a parlamentar.

A equipe de Dayse Amarílio (PSB) disse que a deputada está em licença médica. “Desde segunda-feira (4/8), [a parlamentar] realizou uma cirurgia que precisou ser antecipada. O atestado foi enviado para a Casa no mesmo dia e o presidente noticiou o afastamento na sessão de hoje”, disseram.

Assim como as colegas, o deputado Daniel Donizet (MDB) também está em licença médica. Conforme informou a assessoria do parlamentar, ele permanecerá de atestado até 28 de agosto.

A deputada Paula Belmonte, por sua vez, declarou que pediu licença por interesse particular. Durante o período, ela não receberá remuneração.

Tal como Belmonte, Eduardo Pedrosa (União Brasil) também está em licença não remunerada: “Trabalhei o recesso todo, mas tive que entrar de licença agora. Sexta-feira (8/8) estou de volta às atividades”.

Por meio de nota, a assessoria do deputado Roosevelt (PL) explicou que a ausência do distrital se deu por “motivo justificado”.

“O parlamentar está representando a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) na National Conference of State Legislatures (NCSL) 2025, que ocorre na cidade de Boston, nos Estados Unidos, nos dias 4, 5 e 6 de agosto de 2025”, informaram.

“A licença justificada foi divulgada no Diário da Câmara Legislativa em 11 de julho de 2025. O deputado reafirma seu compromisso com a população do DF e com a busca constante por soluções e ideias que contribuam para a melhoria da gestão pública e da qualidade de vida dos brasilienses”, finalizou a equipe do distrital.

Ao Metrópoles, a assessoria de Thiago Manzoni (PL) disse que “o deputado esteve presente na Câmara Legislativa na manhã desta quarta, cumprindo agenda de trabalho”. “Sua ausência no período da tarde se deu por compromissos externos previamente agendados”, declarou.

Sair da versão mobile