Passageiros que usam o aplicativo do Metrô-DF terão à disposição nova funcionalidade voltada à segurança. A plataforma permitirá o registro de denúncias diretamente pelo app, com atendimento em tempo real das 5h30 à 0h30, período em que há circulação nas estações.
A iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de resposta e agilizar a adoção das medidas necessárias para cada ocorrência. Para utilizar o serviço, é preciso atualizar o aplicativo, disponível para Android e iOS.
Leia também
-
“Drive-thru” e venda no crédito: PMDF desmantela esquema de tráfico
-
Irmã de Deolane vira alvo da PF em esquema milionário de bets
-
Concurso do TCU tem resultado homologado; salário é de R$ 15 mil
Segundo a gerente de Segurança do Metrô-DF, Paula Marinho, o canal é destinado a denúncias relacionadas à segurança, como importunação sexual, furtos, roubos, comércio irregular, uso indevido de carro exclusivo e episódios de violência, entre outros.
Denúncias que envolvem problemas estruturais ou operacionais nas estações e nos trens devem ser encaminhadas à Ouvidoria, por meio da aba Participa DF no aplicativo ou pelo site do órgão.
Como denunciar
O recurso “Segurança” foi incluído na aba “Serviços” do aplicativo Metrô-DF, ao lado da opção “Achados e Perdidos”. O registro é feito de forma intuitiva, com etapas que avançam conforme o preenchimento das informações.
Primeiro, o usuário escolhe se deseja permanecer anônimo ou informar dados pessoais. Em seguida, indica o local da ocorrência: se foi em uma estação (com especificação da área, como banheiro ou plataforma) ou em um trem. Por fim, descreve a situação e envia a demanda.
As denúncias são recebidas pelo Centro de Monitoramento de Segurança do Metrô-DF. As equipes avaliam as informações e, se necessário, podem abrir um bate-papo com o usuário para solicitar detalhes adicionais, como o número do trem ou o ponto exato da ocorrência. A partir disso, a equipe da estação é acionada e, quando necessário, as forças de segurança são chamadas.
“Essas informações são importantes para que a gente localize a pessoa no ambiente metroviário; se for na Estação Galeria, dentro do elevador, por exemplo, vamos mandar uma equipe direcionada para esse local”, disse a gerente de Segurança do Metrô.
