Policiais civis da 8ª DP (Estrutural) prenderam um criminoso de 49 anos que abriu fogo contra a Polícia Militar (PMDF), baleou um jovem de 25 anos e fugiu para uma área de mata. A troca de tiros foi nesse domingo (31/8), na Estrutural.
Uma equipe do 15º Batalhão da Polícia Militar realizava patrulhamento na região administrativa quando foi abordada por uma mulher pedindo socorro, relatando à equipe que o filho havia acabado de ser atingido por disparos de arma de fogo. Ela apontou que o autor teria se escondido nas proximidades de um lava-jato.
Leia também
-
Atirador abre fogo contra PM, foge e se esconde em área de mata no DF
-
Filho que agrediu cuidadora na Asa Norte tem histórico de agressões
-
Vídeo: mulher cai e bate a cabeça durante abordagem da PM no DF
Mais detalhes:
- A PMDF intensificou as buscas no local e, em seguida, os militares visualizaram um suspeito usando balaclava.
- Ele efetuou um disparo contra a equipe, mas o tiro não atingiu os militares, e fugiu em direção a uma área de mata.
- O filho da mulher foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e encaminhado ao Hospital de Base. Não se sabe o atual estado de saúde do jovem.
Veja o momento da perseguição policial:
Prisão
Preso pela Polícia Civil, o atirador foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado, praticado por emboscada.
De acordo com as investigações e com o relato de testemunhas, o desentendimento entre os envolvidos teve início no final de julho deste ano, quando a vítima foi acusada pelo autor de furtar uma caixa de som e uma extensão.
Na ocasião, mãe e filho chegaram a ser detidos, mas foram liberados após audiência de custódia. Inconformado com a decisão judicial e movido por um forte sentimento de injustiça, o autor passou a perseguir e ameaçar as vítimas reiteradamente.
Ao longo de agosto, foram relatados episódios de ameaças, ofensas e agressões, incluindo empurrões contra a mãe da vítima e um incidente em que o autor utilizou uma faca para lesioná-la no joelho.
A tensão ficou mais acirrada nesse domingo, quando o investigado teria se escondido nas proximidades da casa das vítimas e, durante a madrugada, invadiu o imóvel, desferindo um disparo de arma de fogo contra o jovem de 25 anos, atingindo a região abdominal.
O preso possui uma extensa ficha criminal:
- 2009 — Porte ilegal de arma de fogo.
- 2014 — Ameaça.
- 2019 — Estupro de vulnerável.
- 2019 — Ameaça.
- 2022 — Ameaça.
Consta ainda como autor em termo circunstanciado por lesão corporal e como vítima em dois inquéritos distintos.