Na manhã desta quinta-feira (9), um avião de pequeno porte caiu próximo à praia de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, resultando em uma tragédia com uma vítima fatal e cinco pessoas feridas. O acidente ocorreu por volta das 10h, envolvendo uma aeronave modelo Cessna Citation 525 CJ1, de prefixo PR-GFS, que tentava pousar no Aeroporto Estadual Gastão Madeira sob condições meteorológicas adversas.
Segundo a prefeitura de Ubatuba, o piloto ficou preso às ferragens e não resistiu ao impacto. Os outros ocupantes, dois adultos e duas crianças, foram socorridos e encaminhados para a Santa Casa da cidade. Uma mulher que estava próxima ao local e tentou fugir do acidente acabou torcendo o pé e também foi levada ao hospital para atendimento.
O acidente ainda deixou feridos uma mulher e uma criança que estavam na área atingida pela aeronave após ela ultrapassar a pista e atravessar o alambrado.
A concessionária Rede VOA, responsável pelo aeroporto, informou que a aeronave havia decolado de Mineiros, em Goiás, com destino a Ubatuba. As condições de chuva e pista molhada dificultaram o pouso, levando à tragédia.
Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão no local isolando a área para evitar riscos e facilitar os trabalhos de investigação.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) designou investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) para apurar as causas do acidente. O órgão destacou que o objetivo é prevenir novos acidentes similares no futuro.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave pertence à família Fries e não tinha autorização para operar como táxi aéreo, o que pode ser um fator relevante na investigação.
O acidente gerou comoção na cidade, que tem um grande fluxo de turistas nesta época do ano. Imagens do momento da explosão da aeronave circulam nas redes sociais, evidenciando a gravidade do ocorrido.
Mais informações sobre o estado das vítimas e as investigações devem ser divulgadas nas próximas horas pelas autoridades competentes.