Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF, realizada entre 6 e 10 de novembro de 2025, ouviu 102 empresas de 12 setores do Distrito Federal, entrevistando proprietários e gerentes de lojas que vão participar da Black Friday. A expectativa é de aumento nas vendas, com 48% dos comerciantes esperando crescimento acima de 20%.
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O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, afirma que a Black Friday ajuda a abrir o período de vendas de fim de ano e a renovar estoques. “Hoje a Black Friday representa uma das datas mais importantes para o varejo juntamente com o Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outras. E mais importante é que as promoções abrem o período de vendas de fim de ano e ajudam a renovar os estoques das empresas para o Natal.”
Os descontos planejados pelos lojistas variam entre 16% e mais de 50%, e as principais estratégias para atrair clientes incluem promoções diretas, mais variedade de produtos, propaganda em redes sociais e vitrines decoradas.
Canais de venda
- Lojas físicas: 87% do faturamento
- E-commerce próprio: 11%
- Vendas por redes sociais ou telefone: 2%
Setores mais ativos na Black Friday do DF
- Vestuário e moda: 21%
- Eletroeletrônicos e tecnologia: 18%
- Calçados e acessórios: 16%
