Brasil brilha no Prêmio Platino: Ainda Estou Aqui é o grande vencedor

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Brasil fez história no XII Prêmio Platino, realizado neste domingo (27/4) em Madri. Com recorde de 11 indicações, o país foi consagrado com a vitória de Ainda Estou Aqui em três das principais categorias: Melhor Filme Ibero-Americano, Melhor Direção (Walter Salles) e Melhor Atriz (Fernanda Montenegro). A série Senna, baseada na vida do piloto Ayrton Senna, morto há 30 anos, venceu na categoria de Melhor Criação.

A cerimônia, considerada a mais importante do cinema ibero-americano, reconhece produções da América Latina, Espanha e Portugal. Neste ano, a trajetória de Eunice Paiva, retratada em Ainda Estou Aqui, emocionou o público e a crítica internacional.

Walter Salles e Fernanda Torres, que vive Eunice Paiva no longa, não compareceram à cerimônia. As estatuetas foram recebidas pela atriz Valentina Herszage — que interpreta Vera Paiva no filme — e pelo produtor Rodrigo Teixeira.

Em março, Ainda Estou Aqui já havia entrado para a história ao se tornar o primeiro filme brasileiro a conquistar um Oscar, em um feito inédito para o cinema nacional. Antes disso, Fernanda Montenegro também havia vencido o Globo de Ouro de Melhor Atriz, consolidando a força do projeto.

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra a luta da advogada e ativista Eunice Paiva para desvendar o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, morto durante a ditadura militar. Com uma trajetória de resistência e coragem, a história emocionou plateias no Brasil e no exterior, levando multidões às salas de cinema e garantindo importantes prêmios internacionais.

Sair da versão mobile