O aluno Rafael Kessler Ferreira, de 11 anos, foi homenageado com uma Moção de Louvor na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), pela criação da fórmula matemática batizada com o sobrenome do menino: Fórmula Kessler.
O pequeno gênio brasiliense contou estar muito feliz e honrado por saber que a CLDF reconheceu o feito de uma criança.
” Isso é só o início, e espero ter a oportunidade de ser acompanhado por profissionais que possam me ajudar a crescer e a avançar cada vez mais”, disse.
Segundo a família, Rafael mostrou interesse pela matemática desde muito cedo, tendo facilidade com cálculos complexos.
Ainda de acordo com eles, o garoto elaborou o raciocínio para a criação da fórmula Kessler enquanto fazia uma prova da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).
A mãe então levou a fórmula até o professor de matemática Augusto Hung, para verificação. Após a validação, o cálculo ainda foi validado pelos professores do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) Rui Seimetz e Igor dos Santos Lima.
Leia também
-
Dinamarca: escolas permitirão que alunos usem IA nas provas de inglês
-
Aos 13 anos, estudante paulista vence olimpíada nacional de matemática
-
Tecnologia revoluciona a busca por números primos, bases da matemática
-
Estudante do DF ganha ouro em olimpíada de matemática
A Cerimônia, que ocorreu nesta segunda-feira (25/8), foi iniciativa do presidente da Comissão de Educação e Cultura da Casa, Gabriel Magno (PT).
Como funciona a fórmula:
Rafael explicou que a Fórmula de Kessler “resolve problemas de contagem em grades de quadradinhos feitos com palitos”.
Normalmente, seria preciso calcular caso a caso, mas, com a fórmula, é possível chegar ao resultado de forma direta e rápida.
Por exemplo, na questão da OBMEP que pedia o total de palitos para um quadriculado 5×5, ela chega corretamente ao número 60. Também funciona em situações mais gerais, como em grades retangulares.