Caldo de ossos é mesmo saudável? Aprenda receita rica em colágeno

O caldo de ossos é uma sopa nutritiva conhecida mundialmente por ser uma fonte de colágeno para o organismo. Os benefícios do preparo, no entanto, vão muito além.

A receita é feita a partir do cozimento dos ossos de frango, boi ou porco em água por um longo período de tempo, com o objetivo de extrair sabores e nutrientes. Entre eles, destacam-se o cálcio, magnésio, fósforo e potássio, colágeno, elastina e aminoácidos, como glicina e prolina.


Benefícios do caldo de ossos


De acordo com a nutricionista Ana Josefina Diniz, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), os aminoácidos são a principal contribuição nutricional do caldo de ossos.

“Mais da metade destes aminoácidos são essenciais, ou seja, são aqueles que precisam ser obtidos através da alimentação”, afirma a professora.

Segundo Ana, eles têm capacidade imunomoduladora ao aumentar a expressão de citocinas anti-inflamatórias e reduzir a expressão de citocinas pró-inflamatórias.

Melhora da saúde intestinal

Os aminoácidos presentes no caldo de ossos são benéficos também para a saúde intestinal. “Ele tem glicina, glutamina e outros aminoácidos essenciais no funcionamento e diminuição da parte inflamatória do intestino, e minerais como o magnésio, cálcio, fósforo também ajudam no fortalecimento do órgão”, aponta o nutrólogo Felipe Gazoni, do Instituto de Emagrecimento, em São Paulo.

O caldo de ossos oferece muitos benefícios para a saúde

Como fazer o caldo de ossos

O preparo começa com a escolha dos ossos. A nutricionista Dáffily Gomes, professora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual, indica alguns bons ingredientes para obter um caldo nutritivo:

Ingredientes:

Modo de preparo:

Asse os ossos no forno por 30 minutos para intensificar o sabor. Coloque os ossos e os vegetais em uma panela grande, adicione o vinagre e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo por 12 a 24 horas (ou três a quatro horas na panela de pressão). Coe o caldo e armazene na geladeira ou congele em porções.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile