A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nessa quarta-feira (9/7), uma mulher e um homem suspeitos de praticar golpes contra idosos.
De acordo com as investigações, eles fingiam ser funcionários da plataforma de comércio eletrônico Shopee para vender produtos e enganar as vítimas.
O golpe funcionava da seguinte forma: o casal abordava idosos na rua, dizia que trabalhava na Shopee e oferecia produtos como travesseiros, panelas, eletrodomésticos, entre outros. Os preços eram sempre abaixo daqueles praticados no mercado, para que as vítimas se sentissem atraídas.
Quando os idosos decidiam comprar, os suspeitos usavam uma maquininha de cartão para receber o valor. Nesse momento, os golpistas diziam que a conexão da máquina estava fraca e pediam para a vítima repetir o pagamento, quando, na verdade, a primeira tentativa de pagar já havia dado certo.
Os bandidos se aproveitavam da falta de habilidade com tecnologia e da vulnerabilidade dos idosos para fazer o golpe dar certo.
Agentes da 8ª Delegacia de Polícia (Cidade Estrutural) foram responsáveis por prender o casal nessa quarta-feira. Segundo os policiais, os criminosos haviam acabado de abordar uma mulher de 80 anos no momento da prisão.
15 vítimas
Ainda segundo as investigações, o casal fez ao menos 15 vítimas pelo DF e lucrou mais de R$ 33 mil. A apuração por parte da PCDF continua para que outros envolvidos sejam localizados.
Leia também
-
Mulher encontrada morta no Paranoá foi assassinada por ex-companheiro
-
Vídeo mostra incêndio e fumaça em apartamento de prédio no Guará
-
Vídeo: trio invade casa no Lago Sul e foge em BMW de vítima
-
Dono de bar é indiciado por homofobia após barrar cliente de saia
Os criminosos foram autuados pelo crime de estelionato, que prevê pena de cinco anos de reclusão — podendo ser aumentada pelo fato de as vítimas serem idosas.
“A Polícia Civil reforça: nunca entregue seu cartão a estranhos e desconfie de promoções fora do comum”, afirma a corporação. “Qualquer informação pode ser repassada anonimamente pelo 197.”