CLDF concede título de Cidadã Honorária de Brasília a mãe de Ibaneis

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concedeu, nesta terça-feira (26/8), título de Cidadã Honorária de Brasília a Maria Mercedes Borges de Barros, mãe do governador Ibaneis Rocha (MDB).

De autoria do deputado distrital Jorge Viana (PSD), a honraria foi aprovada no Plenário da Casa legislativa.

Segundo o texto da proposta, o título se justifica pela influência que Maria tem na vida política e social da Capital Federal por meio “da criação e dos valores passados ao seu filho”.

“Embora não tenha atuado diretamente na política ou em cargos públicos, Maria Mercedes teve um papel essencial na formação dos valores de seu filho, influenciando sua visão de mundo com exemplos de trabalho, ética e compromisso com a família”, disse o parlamentar, no PDL.

Leia também

Trajetória

Nascida em Ribeiro Gonçalves (PI), Maria teve uma trajetória marcada pelo cuidado com o próximo. Trabalhou como auxiliar de enfermagem, profissão que exerceu com dedicação e que deixou marcas profundas na criação de seu filho, Ibaneis Rocha, atual governador do Distrito Federal.

Ela estabeleceu domicílio em Brasília com o propósito de cuidar da saúde, e foi na capital federal que deu à luz o futuro governador, no Hospital de Base.

Posteriormente, a família fixou residência em Corrente, no sul do Piauí, onde Ibaneis passou a infância.

Em vários eventos, Ibaneis transmitiu relatos de que se lembra do esforço que a mãe fez em prol de sua formação, quando ela, trabalhando como auxiliar de enfermagem em Corrente-PI, mandava parte de seus ganhos para ajudar o filho a custear seus estudos.

Sair da versão mobile