As frutas são opções saudáveis e versáteis que podem ser consumidas de diferentes formas. Mas, assim como outros alimentos, a quantidade de nutrientes varia conforme a apresentação, seja in natura, congelada ou em forma de suco.
“Geralmente, frutas inteiras são boas fontes de fibra, enquanto sucos de frutas não são. E uma xícara de suco de frutas, mesmo 100% puro, tem muito mais açúcar do que um pedaço ou uma porção de fruta inteira. Além disso, frutas inteiras são mais saciantes”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Leia também
-
Três frutas com baixo teor de açúcar ideais para quem tem diabetes
-
As melhores frutas para retardar o envelhecimento e proteger o coração
-
Quem tem diabetes deve evitar estas frutas, diz expert
-
7 frutas que podem prejudicar sua saúde se consumidas em excesso
Mesmo com as vantagens da fruta inteira, a especialista afirma que não é necessário evitar o suco completamente. Se for 100% puro, o ideal é que não seja coado nem adoçado. O consumo, no entanto, deve ser moderado e não ultrapassar dois copos por dia.
Já as frutas congeladas podem ser uma ótima opção, principalmente quando a oferta de determinadas variedades in natura está reduzida por causa da sazonalidade.
“Elas geralmente são colhidas e congeladas rapidamente perto do ponto de colheita, portanto os nutrientes são bem preservados. Além disso, algumas frutas sazonais, como mirtilos, estão prontamente disponíveis na forma congelada o ano inteiro. A chave para a seleção é escolher frutas congeladas sem adição de açúcar”, explica a médica.
Leia a matéria completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!