O volante Roni perdeu espaço desde que o técnico Vanderlei Luxemburgo chegou ao Corinthians, no início de maio. O jogador revelado nas categorias de base do clube foi titular absoluto no Campeonato Paulista com Fernando Lázaro, mas viu sua minutagem cair drasticamente após o Estadual.
Desde que Luxemburgo assumiu o Corinthians, o volante disputou 10 jogos de 25 possíveis. Nesse recorte, Roni foi titular em cinco oportunidades (contra Fortaleza, Botafogo, Fluminense, Santos e Athletico-PR).
Nas últimas oito partidas da equipe, Roni entrou em campo apenas uma vez: no decorrer do clássico contra o São Paulo, na Neo Química Arena. Na ocasião, o jogador substituiu Maycon, faltando pouco mais de cinco minutos para o apito final.
Mas por que Roni perdeu espaço com Luxa, sendo que seu começo de temporada foi considerado positivo?
A concorrência no setor aumentou consideravelmente em relação ao Campeonato Paulista, quando apenas Fausto ameaçava de fato a vaga de Roni no time. Recentemente, Gabriel Moscardo se consolidou no profissional, sendo um volante que destrói e constrói.
Já Maycon, após uma sequência de jogos abaixo da média e um período no banco de reservas, ressurgiu como primeiro volante e engatou bons jogos seguidos, ganhando a confiança da Fiel Torcida.
Neste período, outros nomes foram testados na posição, como Paulinho e Giuliano. Luxa quer encontrar soluções para um setor considerado fundamental, de proteção à área defensiva.
A defesa é justamente um ponto de atenção que Luxemburgo observou em Roni. Apesar do jovem de 24 anos ser considerado um jogador mais defensivo do que ofensivo, Luxa já notou que o atleta precisa fazer correções em seu jogo para se adaptar ao modelo do time.
O treinador deixou isso claro após o empate entre Corinthians e Argentinos Juniors, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Na ocasião, Roni entrou em campo ainda no primeiro tempo na vaga de Paulinho, que deixou o campo lesionado.
“O Paulinho estava fora do time, até do esquema. De repente achei uma posição para ele. Quando ele saiu, o Roni, que é da posição e jovem, quer correr atrás da bola. Já o Paulinho se posiciona e encaixa no meio-atacante deles. O Fausto está conhecendo isso também. O Roni começou a dar bote e corrigi isso no segundo tempo. Faltou acertar o primeiro passe e o segundo para pegar a defesa deles escancarada. Paulinho fez falta, é grande, ocupa espaço e o Roni tem característica diferente e precisa conhecer a parte tática do que tem que fazer”, disse Luxa na ocasião, em Buenos Aires.
100% fisicamente e à disposição da comissão técnica, Roni deve ser relacionado para o jogo contra o Internacional, no próximo sábado. A partida é válida pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Roni possui 102 jogos com a camisa do Corinthians e seu contrato é válido até dezembro de 2024.
Eu e minha rapaziada quando tá na hora de soltar os bastidores!
Fica ligado, Fiel, logo mais tá no ar! pic.twitter.com/55QEkbcmtP
— Corinthians (@Corinthians) August 3, 2023
O post Concorrência aumenta e Roni perde espaço no Corinthians com Luxemburgo apareceu primeiro em Gazeta Esportiva.