Confira 5 sinais de problemas de saúde que aparecem nos pés

Alguns sintomas de problemas de saúde podem aparecer nos pés. Por estarem na extremidade do corpo, eles estão entre as partes que sinalizam doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.

A médica Lorena Balestra, pós-graduada em nutrologia e endocrinologia, considera que os pés podem ser verdadeiros indicadores da saúde geral. Segundo ela, é importante prestar atenção em alterações persistentes.

“Estar atento ao próprio corpo e investigar mudanças que não têm uma explicação clara é fundamental para prevenir o agravamento de problemas de saúde”, aponta a médica.

Confira alguns sinais que podem aparecer nos pés e merecem ser investigados:

1. Dedos frios

Os pés frios podem indicar a presença de neuropatia diabética, uma complicação comum do diabetes. Ela é causada por danos nos nervos provocados pela elevação dos níveis de glicose no sangue.

“Quando os nervos estão danificados, os pacientes podem experimentar sensações constantes de frieza, formigamento ou dormência nos pés. Além disso, a má circulação sanguínea também pode contribuir para a sensação de frio, uma vez que os vasos sanguíneos são afetados pela diabetes”, afirma a médica.

2. Cicatrização ruim

Cortes ou lesões nos pés que não cicatrizam também merecem uma investigação médica, pois também podem estar associados a diabetes. A doença afeta a capacidade do sistema imunológico de reagir a infecções bacterianas e fúngicas, por isso os machucados se tornam mais comuns.


0

Além disso, o diabetes pode ocasionar problemas de circulação, resultando em menor fluxo de oxigênio e nutrientes para a área ferida, o que retarda o processo de cicatrização.

3. Infecções nas unhas

Infecções recorrentes nas unhas também podem ser um sinal de que o sistema imunológico está enfraquecido. Indivíduos com diabetes frequentemente enfrentam infecções fúngicas nas unhas devido a alterações na circulação sanguínea dos dedos.

4. Inchaço nos pés

Pés inchados podem ser sintomas de diversas doenças, como insuficiência cardíaca, problemas renais, diabetes e artrite. Na maioria das vezes, essas situações levam ao acúmulo de fluidos nos tecidos, o que causa o inchaço nos pés.

5. Dormência

A dormência nos pés pode ser um sinal de problemas cardiovasculares, como a doença arterial periférica (DAP) e a doença vascular periférica (DVP). A DAP ocorre quando há acúmulo de placas de gordura nas artérias das pernas, prejudicando o fluxo sanguíneo para as partes mais distantes do coração.

A DVP, por outro lado, envolve o sistema venoso e pode causar inflamação, dor e úlceras nas pernas e pés. Ambas as condições podem estar relacionadas ao envelhecimento, tabagismo e diabetes.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile