O juiz substituto do Núcleo de Audiências de Custódia (NAC) converteu, nesta quarta-feira (23/7), em preventiva, a prisão em flagrante de Alessandro Spaniol, 42 anos, acusado de tentar matar uma mulher com golpes de faca no Aeroporto de Brasília.
Após a tentativa de feminicídio, na madrugada dessa terça-feira (22/7), o criminoso fugiu, mas foi preso no início da tarde.
Na audiência, o autuado foi representado pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), que solicitou a liberdade provisória. Em seguida, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) solicitou a conversão da prisão em preventiva.
O juiz homologou o auto de prisão em flagrante efetuado pela autoridade policial, uma vez que não apresentou qualquer ilegalidade. Segundo o juiz, o fato da prisão ter sido em flagrante comprova que a tentativa de feminicídio efetivamente foi consumada.
Para o magistrado, a prisão é uma forma de garantir a ordem pública e prevenir a reiteração delitiva, além de assegurar o meio social.
” O custodiado desferiu facadas na vítima em local movimentado (Aeroporto de Brasília), em contexto de violência contra a mulher, com intento homicida. Ele chegou a atingi-la e lesioná-la, de modo que não faleceu no momento do fato, porque não foi atingida em região letal e foi atendida no hospital”, disse a decisão.
O magistrado ressaltou ainda que “o contexto do modus operandi demonstra especial periculosidade e ousadia ímpar, tornando necessária a constrição cautelar para garantia da ordem pública”. Por fim, considerou que as medidas cautelares alternativas à prisão não se mostram suficientes e adequadas para o caso concreto.
Durante a audiência, foi informado que Alessandro Spaniol relatou sofrer de bipolaridade e esquizofrenia, informação que foi encaminhada à UBS/DCCP para os devidos cuidados médicos.
O crime
A vítima tem 45 anos e foi atacada com golpes no pescoço, no tórax, nas mãos e nas costas. De acordo com as investigações da PCDF, os envolvidos viviam em situação de rua.
Uma câmera de segurança do Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, registrou o momento em que um homem esfaqueia uma mulher no mezanino.
Veja o momento do ataque:
A mulher agredida, que não terá o nome divulgado, prestou depoimento e detalhou que Alessandro e ela começaram a discutir no aeroporto. Em seguida, a violência se tornou física. Contou, ainda, que os dois lavam carros no Núcleo Bandeirante e perto do aeroporto.
Informações preliminares sobre a ocorrência davam conta de que os envolvidos viviam em situação de rua. Contudo, Alessandro é bastante ativo nas mídias sociais e costuma publicar vídeos editados no TikTok. Por essa razão, ele é conhecido como “Mendigo do TikTok”.
Reprodução / @alessandrospanio22 de 3
Após esfaquear mulher, ele fugiu
3 de 3
No entanto, acabou preso na tarde desta terça-feira (22/7)
Reprodução / @alessandrospanio2
Outros detalhes:
- Um funcionário da segurança do terminal aéreo foi ao posto policial do aeroporto e avisou sobre o ocorrido, segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
- O caso é investigado pela 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul).
- A vítima acrescentou que tem um relacionamento com o agressor há cerca de um ano, que ele consome crack e álcool com frequência, que Alessandro chegou a agredir a própria mãe quando morava em Mato Grosso e que, anteriormente, ela pediu medidas protetivas contra ele.