Uma nova pesquisa do Serasa revelou que 35% dos universitários do Distrito Federal estão inadimplentes com faculdades, e 4 em cada 10 estudantes já trancaram a matrícula em razão de dívidas. 53.628 alunos do DF estão com dívidas financeiras em instituições de ensino.
O levantamento foi feito pela Serasa em parceria com a empresa de pesquisa Mindminers e mostra o cenário da situação financeira dos estudantes de faculdades particulares e suas pendências.
Leia também
-
Adeus, Serasa: veja simpatias fáceis para ganhar dinheiro em agosto
-
Recuperações judiciais no agro disparam no 1º trimestre, mostra Serasa
-
Inadimplência cresce entre produtores rurais, mostra estudo da Serasa
Para 22% dos entrevistados, o desemprego é o principal motivo para o endividamento, seguido de problemas pessoais ou familiares (13%) e redução de renda (9%).
Entre os endividados, 34% estão com débitos em aberto que ultrapassam o valor correspondente a cinco mensalidades, sendo que 32% delas estão pendentes há mais de dois anos.
De acordo com a pesquisa, 62,3% dos estudantes revelaram ter outras dívidas, além do débito com a instituição de ensino. Aém disso, 55% apontaram pendências com cartões de crédito, 36% com contas básicas e 32% com empréstimo pessoal.
Sofrimento emocional
Quase metade dos alunos relata sofrimento emocional, como ansiedade e insônia devido aos problemas financeiros. Segundo o estudo, 48% dizem sofrer com ansiedade intensa, insônia ou estresse, e apenas 6% não sofreram nenhum impacto emocional em relação à pendência. Ainda, 45% dos estudantes revelam que precisaram adiar planos de vida importantes por conta do endividamento.
“O peso das dívidas vai muito além do financeiro, afetando o bem-estar e o desempenho dos alunos, dentro e fora da sala de aula. Muitas vezes também, esses débitos acabam adiando planos”, comentou Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.