A 4ª Delegacia de Polícia cumpriu, nessa segunda-feira (17/11), um mandado de prisão temporária expedido contra um homem de 32 anos suspeito de envolvimento em diversos roubos à mão armada na região do Guará.
Isaac Chaves de Oliveira (foto em destaque) figura como autor em oito inquéritos policiais, sendo seis deles pela prática de roubo majorado. Ele também consta um inquérito por violência doméstica e dois termos circunstanciados, sendo um por porte de drogas para consumo pessoal, e outro por favorecimento pessoal.
O histórico criminal do homem aponta, ainda, cinco mandados de prisão preventiva expedidos contra ele. Todavia, mesmo estando em regime de prisão domiciliar desde julho de 2025, o investigado continuou praticando crimes.
Na noite de 17 de setembro, por volta das 20h50, uma taxista de 65 anos foi vítima de um roubo quando visitava sua irmã na QI 14 do Guará 1.
Dois indivíduos em uma bicicleta observaram a vítima estacionar um Honda HR-V branco. Um deles desceu da bicicleta, sacou uma arma de fogo e, mediante grave ameaça, subtraiu o veículo e fugiu em direção à EPTG.
O veículo foi posteriormente localizado pela Polícia Militar na rua 7 de Vicente Pires, abandonado próximo a um colégio.
Por meio da análise de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais e da Secretaria de Segurança Pública, a equipe da Seção de Investigação de Crimes Contra Veículos e Objetos (SICVIO) da 4ª DP conseguiu capturar toda a dinâmica do crime, rastrear o trajeto do autor e identificá-lo.
As imagens mostraram Isaac abandonando o veículo e caminhando até um prédio residencial na Rua 10 de Vicente Pires. Posteriormente, os investigadores descobriram que se tratava do endereço em que ele morava.
O delegado Herbert Léda, responsável pela investigação, destacou que a análise tecnológica foi determinante para identificarem o autor.
“O trabalho meticuloso da equipe SICVIO foi fundamental. Conseguimos mapear toda a rota de fuga do criminoso por intermédio das imagens, desde o momento em que ele roubou o Honda HR-V à mão armada até sua entrada no prédio residencial onde se escondeu”, ponderou o delegado.
A vítima compareceu à delegacia e, durante procedimento formal de reconhecimento fotográfico, identificou Isaac Chaves como o homem que a abordou.
Apenas dois dias após o roubo contra a taxista, em 19 de setembro, Isaac foi flagrado em outro roubo de veículo na QI 1 do Guará I, quando foi abordado pela PM dentro de um Volkswagen Polo roubado mediante ameaça com arma de fogo.
Segundo o delegado, Isaac demonstra um modus operandi característico. “Ele atua preferencialmente no período noturno, e costuma escolher vítimas mais vulneráveis, como idosos e mulheres. Para intimidar as vítimas, utiliza arma de fogo e age com apoio de comparsa. Em seguida, abandona os veículos roubados próximo à sua residência”, detalha Léda.
A operação deflagrada nesta segunda-feira foi denominada “Rota de Fuga” pela equipe investigativa pois o caso foi elucidado justamente pelo mapeamento completo do trajeto do criminoso, desde o Honda HR-V roubado à mão armada até seu esconderijo.
Segundo dados da 4ª DP, os roubos de veículos na região do Guará têm sido praticados majoritariamente por criminosos reincidentes que se aproveitam de benefícios judiciais para continuar delinquindo.
Agora, a Polícia Civil aguarda a apreciação judicial das medidas cautelares requeridas e mantém as investigações para identificar e prender o segundo autor do crime, que segue foragido.