Polícias militares salvaram as vidas de vítimas de um incêndio no Guará II (DF), na noite de sábado (22/11). Os policiais colocaram as próprias vidas em risco, pois se expuseram a fumaça tóxica. Veja:
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por volta das 22h30, policiais militares do 4º Batalhão (BPM) resgataram moradores durante um incêndio em um edifício na QE 40, Guará II, próximo à Praça do Arerê.
Leia também
-
Susto: criança fica presa dentro de veículo em bairro nobre do DF
-
Motoqueiro é preso com 6 quilos de maconha em Pirenópolis
Os policiais faziam a patrulha da região quando populares desesperados buscaram ajuda. Segundo os relatos, um apartamento estava em chamas com possíveis vítimas no interior.
Os militares encontraram fumaça densa e chamas intensas no apartamento, onde a temperatura era elevada e havia risco de explosões, curto-circuito e propagação rápida do fogo para os andares superiores do prédio.
Os policiais arrombaram a porta do imóvel, iniciando imediatamente a contenção das chamas com dois extintores fornecidos por moradores.
Combate e evacuação
Uma parte da guarnição atuou diretamente no combate ao fogo. Enquanto outros policiais evacuaram moradores dos pavimentos afetados, retirando idosos, pessoas com mobilidade reduzida e animais domésticos.
Os policiais militares também organizaram o fluxo de saída pela escada, evitando tumulto e garantindo uma evacuação rápida e ordenada.
O isolamento da área externa foi estabelecido para manter a segurança dos civis e facilitar o acesso do Corpo de Bombeiros CBMDF que assumiu o rescaldo e avaliou as condições estruturais do edifício.
Idosos e animais
A intervenção inicial da PMDF conteve totalmente o foco do incêndio, impedindo que as chamas atingissem a laje e se espalhassem para outros apartamentos.
Foram retirados em segurança moradores de quatro apartamentos, incluindo idosos e animais de estimação. Outros residentes também foram auxiliados, ainda que não tenham sido identificados naquele momento.
Após o controle da situação, os policiais envolvidos receberam atendimento médico dos bombeiros, sendo encaminhados ao hospital para exames e suplementação de oxigênio, devido à exposição a fumaça tóxica.
