Esta semana é decisiva para o futuro da política ambiental brasileira. Até sexta-feira (8), o presidente Lula precisa decidir se veta total ou parcialmente, ou se sanciona o PL do licenciamento ambiental – apelidado de PL da devastação pelos riscos que ele traz de retroceder em décadas a proteção ao ambiente e à saúde das pessoas no Brasil. Para discutir o que está em jogo, quais são as alternativas que estão sendo avaliadas no governo e as expectativas para a decisão Lula, o Bom Dia desta semana recebe a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Na entrevista, ela fala também sobre o tarifaço dos EUA sobre o Brasil e critica o que chamou de “caricaturas de liderança política” que, segundo ela, estão “sacrificando os interesses sociais, econômicos, ambientais do nosso país em função de salvarem a sua própria pele, articulando para que haja uma interferência na nossa soberania e ainda vem vestir verde e amarelo e dizer que são patriotas”.
Por fim, aborda as turbulências e polêmicas em torno da COP30, a menos de cem dias do início da conferência. Em vez de os países estarem discutindo os temas importantes que precisam ser resolvidos no evento, todo mundo só fala de uma coisa: os preços “absurdos” de hospedagem em Belém, que colocam em risco o próprio sucesso da cúpula.