A Feira do Guará receberá, neste sábado (30/8), uma ação de vacinação organizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A iniciativa tem como propósito ampliar a proteção da população contra a tríplice viral, que consiste no combate ao sarampo, caxumba e rubéola.
A ação começará às 9h e vai até as 18h, na entrada das peixarias, ao lado da Administração Regional do Guará. Segunda a SES-DF, a recomendação do esquema vacinal consiste nas seguintes observações:
- Aplicar a dose em bebês com 12 meses e completar com o reforço aos 15 meses;
- Pessoas com até 29 anos de idade, que não tiveram a segunda dose aplicada, devem ainda recebê-la para completar o esquema iniciado na infância;
- Para aqueles que possuem entre 30 e 59 anos e não foram vacinados, devem receber dose única;
- Profissionais de saúde, independentemente da idade, precisam de duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
As doses também estão disponíveis em todas as salas de vacina da rede pública, que podem ser conferidas no site da secretaria.
Leia também
-
PCDF prende foragido da “Gangue do Rolex” por roubos no DF
-
Juiz ao proibir albergue em Vicente Pires: “Risco à segurança”
-
Detran-DF terá 2ª audiência de conciliação em causa de R$ 20 milhões
Vacinação no DF
No primeiro semestre deste ano, a SES-DF registrou mais de 1,5 milhão de doses de vacinas aplicadas. O número representa um aumento de 58,27% em relação ao mesmo período em 2024.
Atualmente, mais de cem unidades básicas de saúde (UBSs) possuem salas de vacinação em funcionamento. Outras estratégias como pontos temporários e o Carro da Vacina contribuem também a iniciativa da imunização dos brasilienses.
Além das vacinas do calendário regular (poliomelite, tríplice viral, varicela, etc), estão sendo promovidas também campanhas contra a dengue, gripe (influenza) e HPV.