Desde 2021, início da fiscalização da Neoenergia em uma rede de supermercados do Distrito Federal, a companhia já recuperou 1,88 milhão de kWh, equivalente ao consumo mensal de 13,4 mil residências, gerando prejuízo de R$ 1,7 milhão. Esse valor é referente a 16 lojas da rede que já foram autuadas por falhas de medição ou fraudes comprovadas, conhecidos como “gatos de energia”.
Leia também
-
Rede de supermercados já foi notificada 38 vezes por furto de energia
-
Rede de supermercados do DF é flagrada furtando R$ 600 mil em energia
-
Vídeo: homem agride namorada, limpa sangue com camisa e depois a beija
Na manhã desta quarta-feira (8/10), os agentes flagraram mais uma fraude no medidor de energia na loja Dona da 506 Norte. A rede já havia sido notificada 38 vezes por irregularidades desde 2021.
A unidade da Asa Norte já havia sido flagrada em janeiro de 2024 com indícios de manipulação em medidor defeituoso.
A Neoenergia reforça que furtos de energia — conhecidos como “gatos” — configuram crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, além de riscos de acidentes, incêndios e interrupções no fornecimento.
Em nota, a defesa da rede Dona classificou a acusação como falsa e irresponsável. Afirmou que não houve qualquer desvio de energia elétrica, fato que será comprovado por meio da ação judicial cabível.
Segundo a Ávila de Bessa Advocacia, eventual levantamento unilateral e sem responsabilidade técnica realizado pela concessionária não tem validade, conforme a legislação vigente e o entendimento consolidado dos tribunais brasileiros.
A rede Dona reafirmou sua conduta pautada pela seriedade e pelo respeito, e informou que tomará todas as medidas judiciais necessárias para coibir o abuso, bem como buscar a indenização por danos morais e materiais sofridos.