A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na noite desse domingo (5/10), Gabriel Gomes dos Reis (foto em destaque), apontado como gerente dos roubos de carros da Comunidade da Primavera, no bairro de Cavalcanti, na zona norte do Rio.
Contra Gabriel foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva pelos crimes de roubo majorado.
Conhecido como GB da Primavera ou Gabrielzinho da Primavera, ele integra o maior grupo de ladrões de carros da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) e, mesmo após alcançar a posição de “gerente”, continuava praticando roubos para obter lucro adicional.
Assista ao vídeo da prisão:
Mais detalhes:
- A ação faz parte da Operação Torniquete, da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil.
- Segundo a Polícia Civil, o criminoso foi monitorado por cerca de dois meses.
- Na noite da prisão, ele se dirigia para encontrar um comparsa e pegar armas para cometer mais um roubo de veículo.
- Gabriel foi interceptado por policiais em uma rua próxima à comunidade.
- Durante a abordagem, resistiu à prisão e agrediu uma policial, sendo detido em flagrante também pelo crime de resistência.
Antecedentes criminais
Gabriel começou sua trajetória criminosa em 2023, vendendo veículos roubados pela facção e ascendendo na hierarquia até se tornar gerente dos roubos na comunidade.
Ele confessou ter participado de cerca de 50 roubos de veículos somente em 2025, tendo sido reconhecido em aproximadamente 20 investigações.
Parte dos carros era revendida intacta, enquanto outros veículos eram desmontados para ter as peças vendidas. Além disso, a facção cobrava resgate pela devolução de veículos.
Apesar da queda geral nos índices de roubos de veículos no Rio de Janeiro nos últimos meses, bairros próximos à Comunidade da Primavera, como Piedade, Madureira, Campinho, Todos os Santos e Inhaúma, ainda registram altos índices de crimes dessa modalidade, atribuídos à atuação de Gabriel e de seu grupo.