GDF: homicídios caíram com fechamento de distribuidoras mais cedo

A Secretaria de Segurança Pública do DF divulgou levantamento dos primeiros 90 dias após a redução do horário de funcionamento de distribuidoras no Distrito Federal. Segundo a pasta, junho teve o menor índice de assassinatos da série histórica, analisada desde 1977. Neste ano, foram nove mortes, 40% a menos do que no mesmo mês no ano passado, que registrou 15 crimes contra a vida.

A restrição foi publicada em março deste ano e proíbe o funcionamento de estabelecimentos de 0h às 6h. Antes, esse tipo de comércio podia operar 24 horas.

DF: 17% dos homicídios em 2024 ocorreram em distribuidoras de bebidas

Segundo a SSP, o número de vítimas de homicídio consumado caiu de 64 para 49 entre o primeiro e o segundo trimestres de 2025 — uma redução de 23%.

A pasta informou que o DF registrou um aumento de 14% na comparação dos primeiros semestres de 2024 e 2025, decorrente da elevação de casos ocorrida no primeiro trimestre deste ano. “Mas os indicadores passaram a recuar de forma consistente após a implementação da portaria”, explicou.

Leia também

Além da diminuição dos casos de homicídios em bares e distribuidoras, o monitoramento permanente promovido pela SSP-DF também aponta para uma tendência de redução das mortes por conflitos interpessoais

Segundo a secretaria, os crimes registrados durante a madrugada também recuaram de forma significativa. A queda foi de 66% após a entrada em vigor da norma. Ainda assim, quatro homicídios foram registrados entre 0h e 6h em estabelecimentos que operavam fora do horário permitido. Esses casos estão sob investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e os proprietários das distribuidoras foram intimados a prestar esclarecimentos.

Em parceria, a Secretaria DF Legal desenvolveu um aplicativo para que todas as ocorrências de fechamento de estabelecimento sejam enviadas à pasta para que seja possível lavrar os autos de interdição a qualquer momento. O app foi disponibilizado pela Polícia Militar do Distrito Federal. Desde o lançamento do aplicativo, em 13 de maio, foram 95 fechamentos comunicados pelo aplicativo.

Além da diminuição dos casos de homicídios em bares e distribuidoras, o monitoramento permanente promovido pela SSP-DF, por meio de sua Subsecretaria de Gestão da Informação, também aponta para uma tendência de redução das mortes por conflitos interpessoais em todo o Distrito Federal.

A SSP ainda ressaltou que houve uma queda de 13% do número de ocorrências de perturbação do sossego, do segundo trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de  2024.

Sair da versão mobile