Durante as férias escolares, o clima de descontração e a quebra na rotina podem trazer desafios para os pais no cuidado com as crianças, especialmente relacionados à alimentação.
De acordo com a professora e nutricionista Márcia Xavier dos Santos, do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, esse período tende a causar desequilíbrios na dieta das crianças. Isso porque, nesse período, elas tendem a consumir mais alimentos ultraprocessados e guloseimas, considerados prejudiciais à saúde.
Leia também
-
Alimentação infantil: nutri ensina 5 dicas para seu filho comer melhor
-
Paladar infantil? 5 dicas para melhorar a alimentação das crianças
-
Inverno: nutri ensina cuidados com a alimentação durante o frio
-
Alimentação é aliada contra a queda de vitamina D no inverno
“A ausência da rotina escolar impacta diretamente nos hábitos alimentares. As crianças passam a acordar mais tarde, pular refeições importantes como o café da manhã e acabam lanchando o tempo todo”, explica Márcia.
Segundo a profissional, sem o ambiente regulado da escola, que normalmente oferece refeições equilibradas, há uma queda significativa na ingestão de frutas, legumes e outros alimentos essenciais. Ela ainda alerta que deixar a criança comer em frente à TV ou ao celular também pode prejudicar a sua alimentação.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!