O governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou, neste sábado (15/11), a ordem de serviço das obras de saneamento para a implantação de saneamento integrado no bairro de Santa Luzia, na Estrutural, com investimento de R$ 92 milhões.
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Na cerimônia também ocorreu a entrega de 45 cartões Material de Construção, um auxílio financeiro no valor de R$ 15 mil para construção e reforma de casas. O programa, gerido pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), é destinado a pessoas desalojadas, desabrigadas em situação de emergência ou que estejam passando por estado de calamidade.
“Quando o projeto [de saneamento] me foi apresentado, que nós conseguimos os recursos por meio do financiamento da Caesb, nós não sabíamos o que faríamos, porque íamos deixar a rua arrumada com água e energia, mas, dentro da casa, as pessoas ainda com dificuldades, muitas sem ter um banheiro, muitas sem ter dignidade na sua cozinha. Então, eu pedi para cadastrar todas as famílias dessa primeira rua, depois vamos fazer rua por rua, e cada um deles, além dos benefícios que vão ter, água encanada, energia colocada dentro de casa, está recebendo também um Cartão Material de Construção no valor de R$ 15 mil para que possam reformar as suas moradias e ter dignidade nas suas vidas”, destacou o chefe do Executivo.
Ibaneis também disse que, após as obras, o governo enfrentará a questão da regularização. “E o Marcelo [Fagundes, presidente da Codhab] está encarregado, depois da infraestrutura pronta, de trabalhar para entregar a escritura de cada imóvel para que essas famílias tenham paz e sossego para criar os seus filhos”, acrescentou.
Só nesses 45 cartões foram investidos R$ 675 mil, beneficiando cerca de 200 pessoas. Desde o lançamento do programa, 198 famílias receberam o auxílio. Todas elas viviam em áreas de risco e, além do valor, receberam um lote gratuito no Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas.
Entre as emergências atendidas pelo projeto, estão incêndios, eventos climáticos e geo-hidrológicos, chuvas intensas, alagamentos, inundações, enxurradas, vendavais, deslizamentos e realocações de área de risco. Todas elas devem ser devidamente confirmadas pela Defesa Civil em colaboração com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Para receber o auxílio, além de estar enquadrado nessas situações emergenciais, é preciso ganhar até cinco salários mínimos e ter morado no Distrito Federal ao longo dos últimos cinco anos. Cumpridos os requisitos, a família atendida recebe um cartão magnético emitido pelo Banco de Brasília (BRB) com o valor, que fica disponível para uso por até 90 dias.
