O governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Flor de Magnólia do Riacho Fundo II nesta quinta-feira (18/12) . A creche localizada na QN 07C, Área Especial 1, tem capacidade para atender 188 crianças de 4 meses a 3 anos de idade em tempo integral.
Durante a cerimônia, o governador comemorou a entrega da primeira creche pública do Riacho Fundo II. Segundo ele, a unidade representa uma oportunidade para que mães possam trabalhar com a garantia de que os filhos estarão bem cuidados.
“Lembrando que nossas creches trabalham em tempo integral, o que dá a oportunidade para as mães de trabalhar e hoje isso é muito importante para essas mães. Quando a gente entrega as creches estamos entregando liberdade para as famílias e educação para as crianças”, destacou.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), também compareceu à inauguração da unidade. Segundo ela, a ampliação da rede de educação infantil tem sido tratada como prioridade pela atual gestão.
“É uma política pública que o nosso governo realmente enfrentou com toda a seriedade que precisava de ser enfrentada. Nós pegamos uma fila com 26 mil crianças e estamos zerando essa fila”, afirmou.
Celina destacou ainda que esta é a 28ª unidade do Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) entregue e que a previsão é inaugurar outros oito centros no próximo ano. “De fevereiro até março do ano que vem, nós não teremos nenhuma criança fora de creche aqui no Distrito Federal”, disse.
Leia também
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou o papel das creches numa alimentação adequada para as crianças. “A creche é importante para a criança porque ela é bem assistida e tem uma alimentação saudável e balanceada”, afirmou.
A estrutura segue um projeto padrão, com 10 salas, dois berçários, refeitório, pátio coberto e sala multiuso.
As turmas são organizadas em Berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II, acolhendo os pequenos. As cinco refeições oferecidas diariamente são elaboradas por nutricionista, considerando as necessidades de cada idade e as restrições alimentares de alguns estudantes.