Mais de 1,5 mil trabalhadores se formaram pelo programa RenovaDF nesta segunda-feira (24/11), em um evento que também deu início ao Feirão do Trabalhador, ao lado da Biblioteca Nacional em Brasília (DF). O governador Ibaneis Rocha (MDB) e a vice-governadora Celina Leão (PP) participaram da cerimônia.
O RenovaDF é um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) que capacita pessoas para o mercado de trabalho.
Segundo Ibaneis, na terça-feira (25/11), a Sedet lançará um novo ciclo de aulas do RenovaDF para 2 mil alunos. O projeto também ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e imigrantes.
“Nada melhor do que o lado social. Acolher as pessoas em situação de rua. Colocar dentro do programa. Dar expectativa de vida. Cuidar de mulheres em situação de vulnerabilidade. Dando uma expectativa de crescimento profissional, para que elas se soltem as amarras dos maridos, dos maus maridos. Dando oportunidade para aqueles que vieram de outros países que chegaram aqui sem menor condição de ter um emprego”, afirmou Ibaneis.
Leia também
Ao longo de 2025, a iniciativa qualificou mais de 10 mil pessoas. Em quatro anos, são quase 30 mil formandos. Durante o curso as turmas do RenovaDF fazem a manutenção de equipamentos públicos no DF. “Eu tenho conversado com o pessoal da Construção Civil e eles criaram a pós-graduação do programa. Eles dão a qualificação e o treinamento dentro das obras”, contou Ibaneis.
Para Celina Leão, o programa cuida de pessoas invisibilizadas, dando oportunidades para elas conseguirem vagas no mercado de trabalho.
4 mil vagas
Segundo o secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira, o Feirão tem mais de 4 mil vagas de emprego nesta segunda-feira. “Nossa ideia é colocar os formandos em frente aos recrutadores. Mais de 65 empresas estão participando. A proposta é que a pessoa faça o processo seletivo aqui e já saia com a carteira assinada” comentou.
Para o secretário, o programa traz dignidade, esperança e oportunidade. “Temos 72 mulheres que eram vítimas de violência doméstica”, pontou. Segundo o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), o governo está comprometido com a geração de trabalho e renda no DF.
Feirão
A Sedet realiza, entre os dias 24 e 28 de novembro, o primeiro Feirão do Trabalhador de Brasília, um evento voltado para quem busca emprego, qualificação profissional e conhecimento em empreendedorismo. Durante toda a semana, o público poderá participar de atividades formativas, oficinas, palestras, apresentações culturais e ter atendimento em todos os serviços oferecidos pela secretaria.
A programação reúne momentos importantes com a formatura e abertura de turmas do Programa RenovaDF, palestras com pessoas de renome de destaque no mercado e atrações musicais que vão tornar o evento mais dinâmico e acolhedor para trabalhadores, empreendedores e suas famílias.
Confira a programação do Feirão do Trabalhador de Brasília:
Segunda-feira (24/11), 9h30 – Formatura do 3º ciclo de 2025 do RenovaDF, seguida de show da dupla Alisson & Ariel.
Terça-feira (25/11), 9h30 – Abertura do 4º ciclo de 2025 do RenovaDF, com apresentação do grupo de pagode Messo.
Quarta-feira (26/11), 15h – Palestra sobre empreendedorismo com o empresário Lázaro do Carmo Jr., ex-CEO do Grupo Silvio Santos.
Quinta-feira (27/11), 15h – Palestra sobre profissões e mercado de trabalho com o jornalista e apresentador do Bom Dia DF, Fred Ferreira.
Sexta-feira (28/11), 18h – Cerimônia de encerramento do Feirão do Trabalhador, com show do cantor Luís Gustavo.
A Sedet também oferece outros programas, como o QualificaDF, que lança nesta segunda-feira turmas para até 12,5 mil trabalhadores para as 70 profissões que mais contratam no DF. Mais informações podem ser acessadas no site da secretaria.