O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na madrugada desta sexta-feira (18) um aviso meteorológico prevendo tempestades para diversas áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, incluindo as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e a macro metropolitana Paulista. O alerta é válido até sábado (19), com expectativa de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo.
De acordo com o Inmet, a previsão indica chuvas variando entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) e ventos que podem atingir velocidades entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h). Além disso, há risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos nas áreas afetadas.
O Instituto orienta a população a adotar medidas preventivas, como evitar se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, durante rajadas de vento. Também é recomendável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia das residências para evitar acidentes em caso de descargas elétricas.
As regiões mais afetadas, segundo o aviso do Inmet, incluem: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, Sul/Sudoeste de Minas, Centro-Norte de Mato Grosso do Sul, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Ribeirão Preto, Araçatuba, Sudeste Mato-grossense, Marília, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Araraquara, Centro Goiano, Pantanais Sul-Mato-grossenses, Noroeste Goiano, Sudoeste Mato-grossense, Assis, Metropolitana de Belo Horizonte, Macro Metropolitana Paulista, Norte Mato-grossense, Vale do Paraíba Paulista, Centro Fluminense, Central Mineira, Sul Fluminense, Itapetininga, Noroeste Fluminense, e a região Metropolitana do Rio de Janeiro.
A população dessas áreas deve ficar atenta às atualizações do clima e seguir as recomendações para garantir a segurança diante do risco de tempestades severas.