Jejum intermitente funciona? Estudo compara resultados de dietas

O jejum intermitente é uma estratégia nutricional onde o indivíduo permanece grande parte do dia sem comer nada e, durante uma pequena janela, consome todos os nutrientes necessários. Essa prática é usada normalmente por quem deseja emagrecer. Mas será que ela realmente funciona?

Para descobrir isso, pesquisadores compararam o resultado do jejum intermitente e de outras dietas com refeições fracionadas durante o dia.

Jejum intermitente e refeições fracionadas

A pesquisa disponível no Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Diseases comparou pelo período de um ano pacientes que se submeteram a jejum intermitente com pessoas adeptas aos modelos das refeições fracionadas.

Dessa maneira, constatou-se que a ingestão calórica em ambos os grupos foi idêntica. Assim, as apurações em perda de peso, melhora da glicemia de jejum, melhora do HDL (Lipoproteína de alta densidade), redução do triglicérides e melhora da pressão arterial também foram iguais entre os envolvidos.

Detalhe que apenas a sensação de fome propagou-se de forma expressiva durante a restrição intermitente de energia. Ao total, houve 112 participantes, 50% homens e 50% mulheres, com idades de 21 até 70 ano e índice de massa corporal (IMC) de 30 a 45 kg/m 2.

Veja as melhores dietas para perder peso:


0

Leia a matéria completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile