Lula convoca governadores para discutir PEC da Segurança nesta quinta-feira

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para um encontro com todos os governadores nesta quinta-feira (31) para discutir a proposta de emenda constitucional que redefine o modelo de segurança pública no Brasil. Conhecida como PEC da Segurança, a proposta, elaborada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, visa reforçar a participação federal no setor, até então majoritariamente sob a competência dos estados.

A PEC sugere a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que estabeleceria diretrizes federais a serem seguidas por estados e municípios para fortalecer o combate ao crime organizado e melhorar o sistema prisional. A medida também pretende ampliar as competências da Polícia Federal e permitir que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realize patrulhamento ostensivo, intensificando o combate a crimes interestaduais.

Embora o objetivo do governo federal seja unificar diretrizes para uma resposta mais coordenada e eficaz, o Palácio do Planalto espera resistência de parte dos governadores, que têm preocupações sobre a centralização do controle da segurança pública. Lula, atento a essas preocupações, prometeu que qualquer mudança será feita em diálogo com os estados.

Sair da versão mobile