Lula fala em ‘vitória da democracia’ ao comemorar vitória de Claudia Sheinbaum no México

Ela será a primeira mulher a comandar o país. Nas redes sociais, Lula também disse que deve viajar ao México ainda este ano

25.04.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de Comemoração de Aniversário da Embrapa 50+, no Pavilhão da Sede da Embrapa. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR

25.04.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de Comemoração de Aniversário da Embrapa 50+, no Pavilhão da Sede da Embrapa. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a vitória da presidente eleita do México, Claudia Sheinbaum, em uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (3).

Para o mandatário, o resultado da eleição é uma “vitória da democracia”. “Estou muito feliz com a vitória da Claudia Sheimbaun por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro López Obrador”, escreveu Lula.

A primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, também comentou a eleição de Claudia Sheinbaum. “Com uma ampla história de luta de seu povo, e principalmente das mulheres mexicanas, esse novo capítulo nos inspira e fortalece na luta por mais mulheres na política”, afirmou.

Ontem, Sheibaum cravou a vitória após o Instituto Nacional Eleitoral (INE) do país indicar que ela tinha obtido cerca de 60% dos votos contra a opositora Xóchitl Gálvez, que ficou com cerca de 28% dos votos.

Sheinbaum vai suceder Andrés Manuel López Obrador, de quem é apadrinhada política. No discurso da vitória, ela disse que não chegou “sozinha” à presidência. Ela também prometeu fazer um governo com o que chamou de “austeridade republicana e disciplina fiscal”.

Nas redes sociais, Lula também confirmou que pretende viajar ao México ainda neste ano, buscando fortalecer as relações comerciais entre os dois países. “Somos as duas maiores economias da América Latina e podemos ter um maior fluxo entre os empresários de ambos os países”.

Sair da versão mobile