Marco La Porta é eleito novo presidente do COB, com Yane Marques como vice

Chapa da oposição vence atual gestão por 30 votos a 25; Yane Marques se torna a primeira mulher a ocupar um cargo de alto escalão no comitê

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Foto: Alexandre Loureiro/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) elegeu nesta quinta-feira (3/10) Marco La Porta como novo presidente, tendo Yane Marques como sua vice, em uma vitória apertada sobre o atual presidente Paulo Wanderley. A eleição, realizada na sede do COB, no Rio de Janeiro, terminou com 30 votos para La Porta e 25 para Wanderley.

Determinantes para a vitória foram os 19 votos da Comissão de Atletas, que anteriormente apoiara Wanderley, mas nesta eleição optou pela chapa de oposição. Yane Marques, medalhista olímpica no pentatlo moderno e ex-presidente da Comissão de Atletas, marca história ao ser a primeira mulher a ocupar um cargo tão importante no comitê.

A eleição ocorre em meio a uma polêmica sobre a candidatura de Wanderley, que enfrentou críticas por tentar um suposto terceiro mandato, o que é proibido pela Lei Pelé. A vitória de La Porta afasta o risco de bloqueio de repasses de verbas públicas, garantindo que o COB continue recebendo fundos da Lei Angelo Piva, que financia boa parte das atividades da entidade.

La Porta, que foi vice-presidente do COB por seis anos, prometeu uma gestão mais inclusiva, com maior participação de mulheres em cargos de liderança.

Sair da versão mobile