Médicos militares ucranianos removeram um fragmento de mina terrestre alojado no corpo de um soldado que atuava na linha de frente na guerra contra a Rússia. O caso foi compartilhado, nessa sexta-feira (18/8), nas redes sociais.
O Comando das Forças Médicas das Forças Armadas da Ucrânia detalhou que o soldado precisou passar por avaliação em um hospital depois que a equipe de resgate percebeu a presença de um objeto estranho no corpo do militar.
Haste de mina retirada de soldado ucraniano
Exame de raio-x mostra objeto estranho dentro do corpo do militar Ministério da Defesa da Ucrânia/ Divulgação
Haste de mina retirada de soldado ucraniano
Médicos retiraram a haste da mina em uma cirurgia bem-sucedida Ministério da Defesa da Ucrânia/ Divulgação
Haste de mina retirada de soldado ucraniano
Haste da mina terrestre retirada do corpo do militar Ministério da Defesa da Ucrânia/ Divulgação
Exames de imagem mostraram se tratar da haste de uma mina terrestre. Uma equipe especializada foi chamada para avaliar os riscos e confirmou que o item poderia ser removido com segurança.
“Durante um exame mais aprofundado [feito] por médicos de um dos hospitais da linha de frente, um objeto estranho foi encontrado no corpo de uma pessoa ferida, cujos contornos lembravam uma haste de mina”, publicou o Comando das Forças Médicas das Forças Armadas da Ucrânia no Facebook.
Cirurgiões retiraram o fragmento em uma operação bem-sucedida. O soldado apresenta quadro estável e passa bem, segundo informou o comando. Ele se prepara para receber alta médica e começar a reabilitação.
“Agora, o paciente se encontra estável e passa bem. Especialistas das Forças Médicas preparam o soldado para ser levado a outro hospital e iniciar a reabilitação”, completou o post.