O Zoológico de Brasília anunciou a morte de Atena, a loba-guará mascote do parque, com apenas 2 anos de idade. O óbito ocorreu nessa segunda-feira (4/8).
Segundo o Zoo, Atena foi encaminhada ao Hospital Veterinário na última semana por conta de uma piora da locomoção – virtude de uma deficiência que ela tinha em uma das patas.
Leia também
-
Filhotes de guepardo e cachorro vivem como “irmãos” em zoológico
-
Festa julina: animais ganham “arraiá” no Zoológico de Brasília. Vídeo
-
Zoológico russo celebra filhotes de binturongs, o “urso-gato”
Contudo, no domingo (3/8), a loba apresentou alterações cardiorrespiratórias e, apesar dos cuidados intensivos, seu quadro evoluiu de forma crítica e veio a falecer.
Em nota de pesar, o Zoológico disse:
“A perda de Atena representa um momento de luto para todos que fazem parte do Zoológico de Brasília e para o público que a acompanhou com tanto carinho desde o nascimento. Seu legado como símbolo do cerrado e como embaixadora da conservação continuará presente no nosso trabalho diário.”
Veja as fotos da loba-guará
Divulgação/Zoológico de Brasília2 de 3
Divulgação/Zoológico de Brasília3 de 3
Divulgação/Zoológico de Brasília
Legado de Atena
A mascote conquistou o carinho do público com sua história de superação durante seu nascimento em 2023, em que a loba foi a única sobrevivente de sua ninhada.
O nome Atena foi escolhido em votação popular, assim como a sua representação como mascote da instituição com apenas seis meses de idade.
Além de se tornar uma atração, a lobinha Atena virou embaixadora na missão de conscientização sobre a necessidade iminente de proteger o habitat natural do lobo-guará e de outras espécies ameaçadas.